Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 12 de Setembro de 2006 às 07:24

    Imprimir


Além da incerteza com relação à viabilidade da safra 06/07, os produtores rurais sofrem com a demora dos processos de renegociação de dívidas já existentes junto ao Banco do Brasil (BB), órgão financiador do governo federal. Estima-se que cerca de 70% dos produtores da região Sul estejam esperando uma posição do BB ou outro agente financiador privado para dar início à lavoura. A demora na liberação dos recursos vem preocupando a categoria, que sofre uma série de cortes em virtude do risco do plantio da soja.

A falta de perspectivas sobre o futuro das concessões de créditos de uma forma geral, tem deixado os agricultores sem saída para iniciar o plantio. O agricultor de Rondonópolis (210 quilômetros ao Sul de Cuiabá), Eduardo Tomczyk, ressalta que espera uma posição que não sai nunca. Ele explica que caso não seja encontrada uma solução urgentemente, muitos agricultores atrasarão o plantio, que inicia a partir do dia 1º de outubro na região Sul do Estado.

“Estamos despreparados para a safra e abandonados pelo órgão financiador do governo federal”, disse. A discussão em torno da oferta de crédito aos agricultores é complexa, pois também envolve a aprovação de financiamento das empresas que oferecem pacotes aos produtores, seja de fertilizantes, insumos ou outros produtos necessários à cultura. Estas empresas estão mais rigorosas quanto à análise de crédito, o que dificulta mais a situação.

A avalanche de problemas que vem assolando os produtores pode gerar o atraso no início do plantio da safra e aumentar a chance de incidência da ferrugem asiática na lavoura, gerando gastos mais elevados com a aplicação de fungicidas e um rendimento por hectare menor.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276465/visualizar/