Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 11 de Setembro de 2006 às 15:03
Por: Edimar Santos

    Imprimir


A tradicional Parada Cívica marcou também o encerramento das comemorações da Semana da Pátria, quando houve hasteamento e arreamento diário das bandeiras do país, do estado e do município.

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do país, pois marcou o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Em Campo Novo do Parecis, a exemplo de todo o país, o dia 07 de setembro foi lembrado e comemorado com um ato público, realizado na Praça da Cultura.

A tradicional Parada Cívica marcou também o encerramento das comemorações da Semana da Pátria, quando houve hasteamento e arreamento diário da bandeira do Brasil, de Mato Grosso e de Campo Novo, com a participação de entidades da sociedade civil organizada e setor público.

Durante o ato público, autoridades como o prefeito Sérgio Stefanelo falaram sobre a valorização dos direitos adquiridos com muita luta pelos grandes nomes da história do país.

Dia do Fico Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta da corte de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal. Há tempos os portugueses insistiam nesta idéia, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."

O processo de independência

Após o Dia do Fico, D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação.

Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

O príncipe fez uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social. Durante a viagem, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole..

Estas notícias chegaram as mãos de D. Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/276582/visualizar/