Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 11 de Setembro de 2006 às 07:36

    Imprimir


A manutenção da equipe que trabalhou na organização do Festival de Pesca de Cáceres do ano passado está possibilitando que várias ações que envolvem a organização do evento sejam realizadas com muita antecedência.

Uma delas, considerada positiva e ecologicamente correta, é a preparação da Baía de Cáceres para as competições de pesca.

Graças a um trabalho desenvolvido em 2005 pela Coordenação de Meio Ambiente da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), este ano a dragagem do leito da Baía foi reduzida pela metade, diminuindo consideravelmente o impacto ambiental sobre a área.

No ano passado, além de dragar cerca de 600 metros da Baía para realização do Festival, a Sematur iniciou uma ação na Baía Comprida que possibilitou o aumento da vazão d’água do Rio Paraguaia, diminuindo o assoreamento provocado pelas chuvas e agravado pela longa estiagem.

“A estratégia deu certo e este ano já reduzimos pela metade a extensão da área a ser dragada. Vamos continuar agindo até atingirmos níveis que não ofereçam riscos ao nosso frágil ecossistema”, explica o biólogo Claumir Muniz.

Contando mais uma vez com o auxilio da Administração da Hidrovia do Paraguai, a Sematur garante que até o dia 16, dia da abertura do Festival, o trabalho de preparação da Baía já esteja concluído.

“Estamos fazendo tudo com muita cautela, inclusive promovendo a retirada da areia para obras da Prefeitura”, relata o coordenador de Meio Ambiente, José Macedo, explicando que em anos anteriores a areia era depositada na ilha enfrente ao caís.

Desde que adotou o pesque-e-solte em 1997, os organizadores vem buscando reduzir e eliminar qualquer risco que o evento possa provocar ao meio ambiente.

Apesar de não possuir um embasamento cientifico, para este ano a organização está recomendando que os competidores da pesca motorizada levem um “saco de estopa” que deve ser mantido úmido para o manejo dos peixes capturados.

“Cientificamente não sabemos se funciona, mas vamos experimentar, não custa”, diz o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Sebastião Teles.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276671/visualizar/