Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 08 de Setembro de 2006 às 19:29

    Imprimir


Sessenta milhões de hectares de áreas desmatadas para a utilização como pasto na pecuária podem ser recuperados com o plantio agrícola. A idéia é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que criou o Sistema de Integração Lavoura Pecuária.

O projeto estimula a parceria entre agricultores, produtores de grãos, e pecuaristas para uso comum de terrenos. Para possibilitar a integração é aplicado o sistema de rodízio, os agricultores plantam nas áreas desmatadas e após a colheita entregam o terreno com novo pasto para o criador de rebanhos.

Além de recuperar as áreas, o sistema diminui o desmatamento de novos terrenos para a plantação de pasto, garante o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Marcio Portocarrero.

"Se a gente consegue, por meio de tecnologia, reintroduzir 60 milhões de hectares degradados pelo pasto. Nós evitamos desmatar novos 60 milhões de hectares, preservando o meio ambiente, além de gerar empregos", afirmou.

Segundo o pesquisador da Embrapa, engenheiro agrônomo Luiz Carlos Balbino, “a importância do projeto está na possibilidade de produzir diferentes culturas em um mesmo terreno, gerando equilíbrio para o meio ambiente e lucro para a agropecuária”. O sistema de integração é financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e pelo Fundo Constitucional do Centro-Oeste. O limite de empréstimo é de R$ 300 mil por produtor.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/276973/visualizar/