Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 15:42

    Imprimir


O PhD em fitopatologia, Dr. Tadashi, percorreu o interior do Estado e constatou que os produtores respeitaram as normas do Vazio Sanitário

A situação em Mato Grosso em relação à Ferrugem Asiática está tranqüila. A constatação foi feita pelo pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa CNPSO) e PhD em fitopatologia, José Tadashi Yorinori que percorreu o interior do Estado a convite da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja/MT). “Os produtores obedeceram ao vazio sanitário. Ninguém plantou soja na entressafra, mas vamos continuar monitorando para manter a situação sob controle”, pondera. Segundo Tadashi, em Primavera do Leste, região muito afetada pela doença, não foi encontrado nenhum indício de plantação precoce.

O único problema encontrado foi a presença de soja guaxa e tigüera na região de Pedra Preta e Itiquira. “Isso preocupou um pouco. As sementes estão lá. Caso a soja germine antes do tempo, ela pode servir de hospedeiro para o fungo. Mas orientamos os produtores a eliminarem as plantas e eles foram receptivos”.

Tadashi alerta ainda que em regiões de plantio tardio os produtores só devem semear a soja sentinela após o término do período estipulado pelo vazio sanitário. “Existe também muita soja seca no campo que pode germinar antes do término do prazo. É preciso ficar atento”, acrescenta.

O especialista percorreu as regiões de Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Canarana entre os dias 1º. e 5 de setembro, onde se reuniu com produtores e profissionais ligados ao assunto para conversar e orientar sobre a ferrugem asiática e o vazio sanitário. O período destinado ao vazio se encerra no dia 15 de setembro.





Fonte: Aprosoja

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277196/visualizar/