Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 09:37

    Imprimir


O líder do braço político do grupo Pátria Basca e Liberdade (ETA), a ilegalizada Batasuna, Arnaldo Otegi, alertou hoje que o processo de paz no País Basco retomado com o cessar-fogo se encontra em uma "situação de bloqueio" porque o Governo pretende, segundo ele, transformá-lo em um "processo de rendição". Otegi fez hoje um balanço da situação política basca, a 15 dias de completar seis meses da declaração etarra, que levou ao anúncio do início de negociações entre o Governo do socialista José Luis Rodríguez Zapatero e o grupo terrorista em julho.

O porta-voz da Batasuna ressaltou a "gravidade" da situação e acusou o Governo de utilizar a "repressão" para alterar o processo e transformá-lo em uma negociação "técnica", a fim de conseguir a "humilhação" e a "rendição" da esquerda independentista basca.

"As coisas não estão bem, estão bloqueadas", disse Otegi, que criticou as declarações de diversos dirigentes socialistas no sentido de que o processo não ocorreu segundo o previsto.

No entanto, o líder independentista considera que a situação pode mudar se todas as partes envolvidas voltarem a "se aproximar dos conteúdos políticos do processo".

"É o momento de passar da fase de conversas e negociações à de pré-acordos", disse.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277270/visualizar/