Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 06 de Setembro de 2006 às 06:29

    Imprimir


A Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstrou preocupação nesta terça-feira com o aumento de casos de tuberculose resistente aos tratamentos com antibióticos e instou o reforço de medidas destinadas a evitar uma propagação mundial de cepas mortais.

Segundo uma pesquisa recente, a tuberculose com bacilos super-resistentes "não deixa praticamente nenhuma possibilidade de tratar os pacientes (muitos dos quais têm o vírus HIV, causador da Aids) com os medicamentos antituberculose atuais", alerta a OMS.

A variante super-resistente sobrevive a pelo menos três das seis classes de medicamentos indicados para pacientes que não reagiram aos tratamentos iniciais (antibióticos especializados e antibióticos de amplo espectro).

Uma reunião de especialistas, prevista para quinta e sexta-feiras em Johannesburgo, tentará definir que medidas podem ser adotadas para combater o problema.

Segundo a OMS, a crescente resistência da tuberculose se deve a uma gestão incorreta em alguns casos: receitas inapropriadas, má qualidade dos medicamentos, fornecimento irregular e até mesmo um acompanhamento inadequado do tratamento por parte do paciente.

As cepas super-resistentes são as mais freqüentes nos países da antiga União Soviética e na Ásia, enquanto na África registram um aumento.

"Levando em conta a epidemia concomitante de HIV (Aids), a tuberculose resistente a medicamentos pode ter graves repercussões na mortalidade na África, o que exige tomar medidas urgentes de prevenção", segundo a OMS.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277363/visualizar/