Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 05 de Setembro de 2006 às 08:46

    Imprimir


Pelo menos três pessoas, incluindo um britânico, morreram quando o furacão John atingiu a península da Baixa Califórnia, no México, disseram autoridades na segunda-feira.

Outras três pessoas desapareceram depois da passagem do furacão, que agora foi rebaixado para uma depressão tropical, e que está atualmente na costa da Baixa Califórnia, provocando chuvas em Estados do sul dos EUA. Mas a tempestade já deixou de ser uma grande ameaça.

Um turista britânico foi encontrado afogado, na costa oeste do Estado da Baixa Califórnia do Sul, depois que seu trailer de acampamento foi arrastado pelas águas de um rio.

Os outros dois mortos eram mexicanos que também se afogaram ao serem tragados por rios que transbordaram, em acidentes separados.

Inicialmente, a agência de proteção civil e resgate disse que ninguém havia morrido devido à tempestade no Estado da Baixa Califórnia do Sul. Mas as fatalidades foram descobertas em região remotas, ao norte da capital do Estado, La Paz.

O furacão John chegou à cidade portuária de Laz Paz no fim da sexta-feira e, durante o fim de semana, seus ventos fortes e chuvas torrenciais causaram cortes na energia e inundaram ruas.

A tempestade derrubou árvores, 40 postes elétricos e anúncios publicitários, causando ainda a remoção de 4.000 pessoas para abrigos em Laz Paz.

O furacão John também fez com que os turistas deixassem o balneário de Los Cabos, no oeste da península da Baixa Califórnia, que se estende por cerca de 1.100 quilômetros ao sul da fronteira com os EUA.

Centenas de viajantes, principalmente norte-americanos, pegaram vôos de volta para suas casas antes do previsto, e outros foram para abrigos de hotéis quando a tempestade ameaçava atingir a estância. Mas ela mudou de direção pouco antes de chegar a Los Cabos, provocando fortes chuvas que apenas inundaram as estradas, com a lama e os escombros das colinas próximas tomando as ruas.

O Centro Nacional de Furacões, de Miami, disse na segunda-feira que "não havia sobrado muito do John" e que ele se dispersaria no próprio dia, mas que ainda podia provocar chuvas nos EUA na terça-feira.

"A umidade do John pode ajudar a produzir de 2,5 centímetros a 7,5 centímetros de chuvas no sudoeste dos EUA e no oeste do Texas na terça-feira", disse o centro.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277584/visualizar/