Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 04 de Setembro de 2006 às 03:11

    Imprimir


O aquecimento global está intensificando a propagação de doenças infecciosas no mundo, sugere estudo de cientistas britânicos.

Organismos migram com a elevação das temperaturas e apresentam uma ameaça cada vez maior à saúde de pessoas e animais, segundo Paul Hunter, da Universidade de East Anglia, na Grã-Bretanha.

Uma dessas bactérias, Vibrio Vulnificus, costuma ser encontrada em água tropicais, como as do golfo do México, mas foi descoberta no mar Báltico, na Europa, e matou uma pessoa na Dinamarca.

Na Itália, cem veranistas ficaram doentes depois de contaminados com o organismo Ostreopsis Ovata, que ampliou o seu habitat por causa do aquecimento das águas, afirmou Hunter.

Ele apresentou pesquisa em que acompanha o movimento de organismos que causam doenças na Europa e América do Norte, no Festival de Ciências da cidade britânica de Norwich.



Mais pobres

Mas o cientista acredita que o impacto das mudanças climáticas provavelmente será maior nos países pobres, onde a migração de insetos pode causar milhões de novos casos de malária e outras doenças.

"Na Europa nós estamos ficando preocupados com três ou quatro casos de doenças raras associadas com o Báltico, mas na África estamos falando em potencialmente milhares de casos de malária ocorrendo como resultado de mudanças climáticas que poderiam não ter ocorrido antes", disse Hunter.

Hunter advertiu que não se está fazendo o suficiente para monitorar a propagação de doenças graves como a malária na África.

A Febre Hemorrágica da Crimea e do Congo, que causa sangramento da pele, boca e nariz, também começou a aparecer em áreas onde era desconhecida previamente, afirmou.

"Na verdade, nós temos muito poucas informações estatísticas sobre saúde e doenças infecciosas em muitos destes países."

Segundo ele, a migração de seres humanos para escapar de secas e outros efeitos do aquecimento global também despera preocupação ligada à propagação de males como a Aids e a tuberculose.




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277973/visualizar/