Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 04 de Setembro de 2006 às 03:01

    Imprimir


Cientistas australianos anunciaram que conseguiram resultados alentadores na produção de um "olho biônico" para os pacientes que sofrem degeneração da retina. "O paciente perceberá brilhos de luz que definirão o contorno dos objetos", explicou o professor Minas Coroneo, cientista da Fundação "Olho Biônico" do hospital Prince of Galles, em Sydney.

O procedimento consiste em colocar microeletrodos na superfície do olho, que serão estimulados por um impulso interno. Uma câmera externa observa uma cena e transmite os dados aos microeletrodos através de um computador. Os eletrodos estimulam a retina em seguida, que transmite as informações ao cérebro.

O estímulo elétrico, no entanto, não permite que o paciente recupere plenamente a visão. Ele passa a ter uma visão "funcional" suficiente para se movimentar, acrescentou Coroneo.

Outro cientista da Fundação, Vivek Chowdhury, recordou a emoção de uma paciente quando percebeu o primeiro raio de luz depois de anos de cegueira total. "Foi uma mistura de excitação, surpresa e comoção".

Segundo Coroneo, o dispositivo representa poucos riscos para o paciente, já que o mesmo não precisa ser submetido a uma operação. É muito promissor para as pessoas afetadas por retinite pigmentária, uma destruição progressiva de certas células fotossensíveis da retina, mas com sobrevivência do nervo ótico.

"O objetivo é devolver aos cães para cegos sua condição de simples animais de estimação", brincou.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/277981/visualizar/