Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 02 de Setembro de 2006 às 21:30

    Imprimir


O chefe da diplomacia da União Européia, Javier Solana, pediu para que um esforço de compreensão mútua seja feito a respeito da questão do programa nuclear iraniano, antes de iniciar uma negociação mais formal com Teerã. Em entrevista à imprensa francesa afirmou que "no momento, devemos fazer um esforço de compreensão das posições de cada lado", declarou Solana ao jornal francês Journal du Dimanche.

O Irã se negou nesta semana a cumprir as exigências da ONU para a suspensão de seu programa de enriquecimento de urânio.

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad declarou neste sábado que o Irã defenderá "com firmeza" seu objetivo de utilizar a energia nuclear "com fins pacíficos", mas de acordo com a Agência Internacional de Energia Nuclear (AIEA), Teerã não respondeu a algumas de suas questões a respeito do alcance e da natureza de seu programa nuclear.

"Precisamos saber exatamente qual é a natureza de seu programa nuclear e obter garantias", declarou Solana.

Solana deve se reunir na próxima semana com o principal negociador iraniano da questão nuclear, Ali Larijani.

"Se a reunião for satisfatória e o Irã aceitar a filosofia do programa de cooperação que apresentamos em junho, creio que poderemos iniciar uma negociação mais formal", afirmou Solana ao jornal francês.

Enquanto os Estados Unidos queriam discutir rapidamente com as outras grandes potências - Rússia, China, Grã-Bretanha, França e Alemanha - a aplicação de sanções progressivas contra o Irã, Solana considerou na sexta-feira na Finlândia que não era "razoável adiantar" concretamente algo a respeito de tais medidas "durante o período de discussões" com as autoridades iranianas.

Solana disse neste sábado que as discussões com Larijani seriam curtas, mas não deu maiores explicações.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278064/visualizar/