Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 02 de Setembro de 2006 às 19:00

    Imprimir


A UE (União Européia) concedeu ao Irã um prazo curto, mas sem data limite, para o país suspender as atividades de enriquecimento de urânio, informou neste sábado o alto representante para a Política Externa da UE, Javier Solana.

"Não há data limite para as discussões com as autoridades nucleares iranianas", disse Solana à margem de uma reunião de chanceleres europeus em Lappeenranta (sudeste da Finlândia).

Solana esclareceu que o tempo concedido ao Irã será curto, pois não há necessidade de muitos encontros com o negociador iraniano Ali Larijani. Solana deve se reunir com Larijani no início da próxima semana.

Enquanto isso, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, chegou em Teerã para discutir a questão.

A visita de Kofi Annan ao Irã acontece dois dias depois que o órgão de vigilância nuclear da ONU, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), informou que o governo iraniano não havia cumprido o prazo de 31 de agosto imposto pela ONU para suspender os processos de enriquecimento.

Neste sábado, o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, insistiu que seu país "não renunciará ao direito à tecnologia nuclear", informou a televisão pública iraniana. "O povo do Irã é aberto ao diálogo, lógico e pacífico, e não recuará nem um milímetro a seu direito de obter energia nuclear", disse Ahmadinejad na cidade de Miandoab, no norte do país.

Também hoje, o Irã alertou às grandes potências que revisará sua política de cooperação com a AIEA se o Conselho de Segurança da ONU decidir aplicar sanções contra o país.

"Se outras medidas errôneas forem adotadas e se o Conselho de Segurança decidir por sanções ou medidas de castigo, não há dúvidas de que a República Islâmica do Irã revisará sua política de cooperação com a AIEA e seus compromissos dentro do Tratado de Não Proliferação (TNP)", declarou Ali Ali Asghar Soltanieh, representante do Irã na AIEA.

Os Estados Unidos, que acusam o Irã de querer fabricar bombas atômicas, disseram na sexta-feira estarem consultando governos europeus sobre possíveis sanções contra o país. A União Européia, porém, afirmou que prentendia ver mais diálogo com o governo iraniano.

Finlândia

Na Finlândia, ministros da União Européia se negam falar publicamente das possíveis sanções caso Teerã não cumpra com a exigência de interromper o enriquecimento de urânio.

A Assembléia Geral da ONU acontece em 19 de setembro, em Nova York, quando líderes mundiais e ministros das relações exteriores devem discutir os próximos passos sobre o Irã.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278070/visualizar/