Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 02 de Setembro de 2006 às 02:10

    Imprimir


LOS CABOS, México - O olho do furacão John, de categoria 2 na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5, atingiu o Estado da Baja Califórnia Sul, no noroeste do México, levando as autoridades a manter o alerta vermelho.

As autoridades pedem às pessoas que abandonem as áreas de risco e se refugiem imediatamente nos abrigos temporários, já que o mar pode penetrar até 100 metros terra adentro.

O Sistema Nacional de Defesa Civil (Sinaproc) informou que às 20h (22h de Brasília) de sexta-feira o olho do furacão John, com categoria 2, chegou ao município de Los Cabos, Baja Califórnia Sul.

"O furacão manterá períodos de relativa calma para posteriormente reiniciar os ventos intensos", acrescentou o comunicado do órgão. No momento da chegada ao litoral, o fenômeno apresentava ventos sustentados de 175 km/h e rajadas de 215 km/h. O olho tinha um diâmetro de 18 quilômetros, segundo o Sistema Meteorológico Nacional (SMN) em seu último relatório.

O Ministério do Interior avisou que a tempestade se movimenta rumo ao noroeste, a 16 km/h. "Seu centro deve continuar penetrando no município de Los Cabos, dirigindo-se para o leste do município de La Paz".

No começo da manhã deste Sábado (horário local), o centro do John terá baixado para a categoria 1, com ventos de 120 a 160 km/h, muito perto do município de La Paz, segundo o relatório. Ao meio-dia, já rebaixado a tempestade tropical, cobrirá o resto de La Paz. É possível que no fim do dia possa voltar ao mar, destacou o Sinaproc.

Nos municípios de La Paz, Comundú e Los Cabos, as chuvas podem atingir níveis de 250 a 300 milímetros, capazes de produzir fortes inundações, afetando comunidades localizadas em áreas baixas e à margem de leitos de rios e riachos, acrescentou o Sinaproc.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278207/visualizar/