Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 21:05

    Imprimir


O líder do Governo na Assembléia Legislativa, deputado Mauro Savi (PPS), apresentou projeto de lei denominando de “Coronel Estevão Torquato da Silva” a ponte sobre rio Cuiabá, interligando os municípios de Acorizal e Jangada. “Como gratidão eterna do Estado, da administração pública estadual, da classe política, deste Parlamento Estadual e da sociedade mato-grossense, nada mais justo do que esta homenagem”, lembrou o parlamentar.

De acordo com o superintendente de obras de transporte da Secretaria de Infra-estrutura do Estado (Sinfra), engenheiro Nilton de Brito, a ponte possui 225 metros de extensão, um custo de R$ 5 milhões e 614 mil. A obra foi concretizada em um ano. “Era um antigo sonho da população de Jangada que agora não precisará mais da balsa para fazer a travessia no rio Cuiabá. O nome “Estevão Torquato” será bem aceito pela representatividade política que ele para o Estado”, disse o engenheiro.

É importante ressaltar que Estevão Torquato da Silva nasceu em Cuiabá no dia 02 de agosto de 1923, onde cresceu e concluiu parte de seus estudos. Era formado em contabilidade pela Escola Técnica de Comércio de Cuiabá e mais tarde economista graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Fora de Mato Grosso, prosseguiu seus estudos tornando-se cirurgião-dentista, formado pela antiga Faculdade Fluminense de Medicina, ingressando mais tarde na Escola de Saúde do Exército Brasileiro, em cuja carreira ascendeu a patente, ou posto, de Coronel (oficial-dentista).

Como político militante, homem público, educador e cidadão participativo, o cel. Torquato teve intensa presença no processo de desenvolvimento social e econômico de Cuiabá e Mato Grosso.

Exerceu os cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito de Cuiabá, deputado estadual, diretor da CEMAT (Centrais Elétricas de Mato Grosso) e da ETF (Escola Técnica Federal, atual CEFET), presidente do Mixto Esporte Clube, além de ter lecionado em escolas públicas municipais e estaduais.

Como parlamentar estadual (1979/1983) integrou a 9ª Legislatura, a primeira após a divisão do Estado, teve destacada atuação no processo de estruturação organizacional e administrativo do Estado.

Dados fornecidos pelo superintendente da Sinfra mostram que faltam apenas 11,5 quilômetros para a pavimentação asfáltica chegar até Jangada. “São 81 quilômetros de Cuiabá até Jangada e o Governo pavimentou 41 desse montante (Guia/Acorizal/Jangada) e, quando pronta a rodovia MT-010 será uma importante via para os motoristas interligando a BR-364”, afirmou Brito.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278250/visualizar/