Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 13:04
Por: Toninho de Souza

    Imprimir


Alunos da escola municipal Maria Lucila da Silva Barros, localizada no Jardim Ubirajara, em Cuiabá, cobram a canalização do córrego Ouro Fino que corta o bairro e recebe todo o esgoto in natura produzido pelas residências, inclusive de bairros vizinhos. A reivindicação foi entregue na manhã desta sexta-feira (01/08), ao secretário de Estado de Meio Ambiente (Sema) em exercício Luis Henrique Daldegan.

O documento produzido pelos alunos da 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental que estudam e moram no bairro, requisita também a construção da rede de esgoto e melhora no sistema de coleta de lixo. As reivindicações são resultados de uma gincana sobre meio ambiente realizada pela direção da escola, que tem como objetivo a elaboração de propostas a serem entregues pela comunidade escolar às autoridades estaduais e municipais.

Ao receber o documento reivindicatório das mãos dos alunos o secretário de Meio Ambiente Luis Daldegan, agradeceu a iniciativa das crianças e da direção da escola e prometeu encaminhá-lo às autoridades responsáveis por este setor. “Vou entregar a reivindicação ao prefeito Wilson Santos e uma cópia ao governador de Mato Grosso. O esgoto realmente nos preocupa, pois tem como destino o rio Cuiabá e se não há tratamento quem sofre as consequências é o meio ambiente” disse o secretário.

A coordenadora da escola Maria Lucila de Barros, Andressa Ourives Nince Guedes, relatou ao secretário que a situação é insuportável no bairro devido ao mau cheiro que exala das fossas e do canal do córrego que está tomado pelo esgoto. No Jardim Ubirajara não há rede de esgoto e os dejetos domésticos correm a céu aberto pelas ruas do bairro.

Os alunos também farão um relatório com fotografias e propostas para a realização de obras, cujo teor será enviado aos vereadores da capital e ao prefeito de Cuiabá. Além do Jardim Ubirajara, outras escolas da rede municipal também realizam gincanas e atividades relacionadas ao meio ambiente. A organização é da secretaria de educação do município.

A educação ambiental e uma das principais ferramentas de trabalho da Sema para conscientizar a população sobre a necessidade de respeita e zelar pelas questões ambientais. “Através da Superintendência de Educação Ambiental realizamos palestras nas escolas e abrimos os parques urbanos para realização aulas práticas sobre meio ambiente. O Mãe Bonifácia, por exemplo, recebe diariamente entre três e cinco comitivas de alunos. Não só abrimos o espaço, como também cedemos os orientadores. Isso é muito bom, uma vez que estamos dissiminando a idéia da consciência ambiental” argumenta Luis Henrique.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278373/visualizar/