Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 08:22

    Imprimir


Uma molécula presente no sêmen pode elevar a velocidade de propagação de câncer de útero e de colo de útero, revela um estudo divulgado nesta sexta-feira.

Por isso, mulheres com um ou outro tipo de câncer devem pedir a seus parceiros que usem preservativo durante as relações sexuais, aconselharam os cientistas do Conselho de Pesquisa Médica da Grã-Bretanha.

Os pesquisadores observaram os efeitos de um hormônio chamado prostaglandina na progressão do câncer de útero e de colo de útero.

A prostaglandina ocorre naturalmente nas células do sistema reprodutivo feminino ¿ é o hormônio que regula a expansão e o encolhimento do útero durante o ciclo menstrual ¿ mas sua presença é mil vezes mais elevada no sêmen.

Tratamento Eles descobriram que o contato deste hormônio com as células cancerosas eleva a atividade celular, e leva ao crescimento do tumor.

Por esta razão, o coordenador da pesquisa, Henry Jabbour, aconselhou mulheres com risco de câncer de útero e colo de útero a utilizar preservativos durante as relações sexuais com seus parceiros.

Ele disse que a orientação vale também para mulheres que estão apenas sob risco de desenvolver câncer de útero e de colo de útero, já que existe a hipótese de que as células pré-cancerígenas também tenham receptores de prostaglandina.

"O estudo destaca o potencial de uma nova terapia que combata as duas possíveis fontes de prostaglandina - aquelas produzidas naturalmente pela mulher e aquelas introduzidas no corpo pelo sêmen", afirmou o pesquisador.

Para o professor da organização britânica Cancer Research UK, John Toy, o estudo é "interessante, mas de pouca relevância para mulheres já diagnosticadas com câncer de útero e colo de útero, que já estão recebendo tratamento adequado".

"A probabilidade de que sexo sem proteção afete esse tratamento é pequena", disse o professor. Ele acrescentou que a melhor estratégia para prevenir o desenvolvimento do câncer é fazer os testes conhecidos popularmente como exame de Papanicolaou.





Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278466/visualizar/