Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 07:46

    Imprimir


O chanceler russo lançou dúvidas sobre a rapidez com que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas chegará a um consenso sobre medidas punitivas ao Irã, e chamou as sanções de "beco sem saída" na sexta-feira. O Irã enfrenta ameaças de sanções depois que a agência nuclear da ONU disse que Teerã recusou-se a suspender o enriquecimento de urânio até o prazo final, na quinta-feira. Mas Rússia e China até agora são contra as sanções e podem usar seu poder de veto contra as medidas punitivas.

"Temos que levar em conta a experiência do passado e não podemos nos aliar a ultimatos, que sempre levaram a um beco sem saída", disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, segundo a agência de notícias Interfax.

"Sim, há países cujas políticas levantam dúvidas e causam descontentamento, mas todos vivemos no mesmo mundo e precisamos... levá-los ao diálogo, e não ao isolamento e sanções", acrescentou.

Países ocidentais, incluindo os Estados Unidos e a União Européia, temem que Teerã esteja usando seu programa de pesquisa nuclear para encobrir tentativas de fabricar bombas atômicas. O Irã afirma que pretende gerar apenas energia elétrica.

Lavrov, que fez os comentários em discurso no Instituto de Assuntos Estrangeiros de Moscou, não mencionou o Irã, mas deixou claro que referia-se a esta disputa.

Um relatório confidencial da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse que o Irã retomou em 24 de agosto o processamento de urânio.

"O Irã não suspendeu suas atividades relacionadas ao enriquecimento (de urânio)", disse o relatório da agência com sede em Viena, e que vazou para a Reuters na quinta-feira.

O texto diz também que o Irã não mostrou transparência suficiente sobre seu programa nuclear "para remover as incertezas associadas a algumas de suas atividades".

O Conselho da ONU não deverá começar a debater as sanções até o final do encontro UE-Irã. Um diplomata da UE disse que o chefe da política exterior do bloco, Javier Solana, quer encontrar-se com o negociador nuclear do Irã, Ali Larijani, em Berlim na terça-feira.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278482/visualizar/