Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 07:40

    Imprimir


Termina hoje o prazo para os grupos de pesquisa de instituições de ensino superior de todo o país encaminharem à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) as propostas para o desenvolvimento de estudos sobre educação. O edital oferece R$ 2,2 milhões de apoio. O objetivo do Ministério da Educação é estimular a produção acadêmica e ampliar o pensamento crítico estratégico das políticas públicas do setor.

A parceria da Capes/MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) é apoiar projetos de pesquisa em nível de pós-graduação stricto sensu que desenvolvam estudos voltados à educação. Os estudos servirão de base para a formulação de políticas educacionais, subsidiando as ações do governo.

O Inep possui um banco de dados muito amplo, entre eles, o Censo Escolar e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), mas o seu presidente, Reinaldo Fernandes, quer ampliar a utilização desses dados.

Ao estimular a formação de mestres e doutores para atuar nas áreas de gestão de políticas educacionais, avaliação educacional e formação de docentes, o observatório quer aumentar a produção acadêmica e científica sobre educação. Os projetos terão duração de quatro anos. A apresentação deverá ser feita por núcleos de, pelo menos, dois docentes orientadores e por, no mínimo, um estudante de doutorado, mestrado ou pós-doutorado, de um mesmo programa de pós-graduação stricto sensu.

Outra modalidade prevista é a apresentação por núcleos em rede, compostos por, pelo menos, três docentes orientadores e por, no mínimo, três estudantes de doutorado, mestrado ou pós-doutorado, de pelo menos dois programas de pós-graduação stricto sensu diferentes.





Fonte: RMT-Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278484/visualizar/