Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 01 de Setembro de 2006 às 02:15

    Imprimir


Um grupo de cientistas suíços encerrou com sucesso a primeira fase de testes de uma combinação de duas vacinas contra a aids, realizados simultaneamente em Londres e na cidade suíça de Lausanne, disse hoje o representante da pesquisa, Giuseppe Pantaleo. "Os resultados vão além de nossas expectativas", afirmou Pantaleo, chefe do Serviço de Imunologia do Hospital Vaudois, de Lausanne.

Em entrevista ao jornal Le Temps, o cientista disse que a combinação das duas vacinas - aplicadas em injeções separadas por um intervalo de 14 meses - provocou uma resposta imunológica à aids em 90% dos 20 voluntários que participaram dos testes. Concretamente, a combinação das duas vacinas - a DNA HIV C e a NYVAC HIV C - conseguiu estimular as células capazes de eliminar as infectadas pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), causador da aids.

Os resultados representam um avanço, já que em um primeiro teste clínico - realizado em 2004 pelo mesmo grupo de cientistas - apenas uma das duas vacinas (a NYVAC HIV C) foi aplicada e somente 45% das pessoas que a receberam reagiram positivamente. Calcula-se que, sem vacina, apenas uma de cada 100 mil células do sistema imunológico reage diante de um vírus desconhecido, como o HIV, enquanto depois da aplicação das duas vacinas, a taxa aumentou para uma de cada 100 células, afirmou Pantaleo.

Outro resultado positivo dos testes foi que "seis meses depois da última injeção, a resposta imunológica permaneceu praticamente igual". O médico anunciou que sua equipe prepara os testes da segunda fase com 200 voluntários, "o que permitirá confirmar os primeiros resultados e verificar a tolerância dos pacientes às vacinas".

No entanto, "estes testes serão mais difíceis de organizar, já que deveriam ser desenvolvidos nos países onde a cepa do vírus sobre a qual trabalhamos (a C) está mais presente", como nações da África subsaariana e do Sudeste asiático, afirmou Pantaleo. Nestas regiões, a cepa C é causadora de 55% das infecções, informou o cientista.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278560/visualizar/