Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 17:29

    Imprimir


Doadores regulares de sangue agora terão direito a meia-entrada em locais públicos de cultura, esporte e lazer. A lei n.º 8.547, que instituiu o direito, foi sancionada e publicada no Diário Oficial do dia 29 de agosto, que circulou ontem (30). Os locais onde a lei terá efeito são teatros, museus, cinemas, circos, feiras, exposições, parques, pontos turísticos e estádios.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) emitirá a carteira de controle de doações de sangue, comprovando a regularidade. Ainda não há um prazo para que isso aconteça, já que a secretaria irá se adequar para padronizar a carteirinha.

Para a coordenadora do Hemocentro, Eliane Ravani, essa é uma medida benéfica no sentido do reconhecimento do doador regular de sangue. “Espero que o número de doações também aumente a partir de agora. É um motivo a mais para que as pessoas façam as doações, até por que estamos precisando, estamos sempre precisando de doadores”, ressaltou.

Eliane também lembrou que os doadores regulares são aqueles que doam sangue no mínimo três vezes por ano. A carteirinha de doador expedida pelo Hemocentro já tem o espaço onde fica constatada a periodicidade da doação. “É um como um caderninho de presença”, completou.

Para doar sangue, é preciso apresentar o documento de identidade, ser maior de 18 anos, com idade máxima de 65 anos, não ter nenhum tipo de Doença Sexualmente Transmissível (DST), e nem ter tido hepatite, além de estar em boa saúde. O exame do sangue é feito na hora.

Serviço –

O Hemocentro fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados das 7h30 às 13h, e está localizado na Rua 13 de Junho, número 1.055, no bairro Porto.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278628/visualizar/