Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 16:03

    Imprimir


Pelo menos quatro mil famílias de 108 bairros da Capital estão sendo beneficiadas com os cursos do programa Nova Família, que pretende a qualificação da mão-de-obra para melhoramento da renda familiar. Coordenado pela Secretaria de Assistência Social do município e a Secretaria Estadual de Trabalho, Emprego e Cidadania, o programa oferece 10 cursos, como o de reciclagem de papel jornal para confecção de cestaria, manicure e pedicure, bijouteria e bordado em chinelo. Para os adolescentes, são oferecidos cursos de dança, teatro e capoeira.

A assistente social Marlene Anchieta lembra que o programa é desenvolvido com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social, viabilizados pelo deputado federal Wellington Fagundes (PL-MT). Para implantação nos bairros, a coordenação do Nova Família entra em contado com os presidentes de associações de moradores, que cadastram as famílias e definem o local para realização dos cursos, geralmente uma igreja, escola ou centro comunitário.

"O interessante é que os moradores não precisam sair de sua comunidade para fazer os cursos. Eles são oferecidos no próprio bairro. Temos muitas mães que levam os filhos para fazer os cursos porque não têm com quem deixá-los", conta Marlene.

Os cursos começaram a ser oferecidos pela manhã ou à tarde desde o final de julho e já atingiram pelo menos 1.000 famílias. A previsão é de que até outubro tenham atingido as quatro mil famílias previstas.

"É gratificante ver donas de casas e outros moradores arrumando espaço no seu dia-a-dia para fazer os cursos", diz Marlene. Este é o caso, por exemplo, da dona de casa Elizângela Alves de Almeida, 29 anos, mãe de dois filhos e que vive do auxílio doença que recebe. Com o curso de bijouteria, ela pretende aumentar a renda da família. "Não tenho marido e fiquei doente. Vivo do auxílio doença. Agora, quero melhorar de vida", disse.

No bairro, os cursos foram acolhidos em uma chácara de propriedade da dona Mercedes Perri, que garante ter feito novas amigas com o evento. O deputado federal Wellington Fagundes visitou o curso, nesta quinta-feira.

Ele lembrou a necessidade de programas de combate ao desemprego e diz que pretende, no orçamento geral da União, do ano que vem, garantir recursos para ampliação do programa Nova Família para que os participantes possam ter condições de iniciar o próprio negócio.

Ele aproveitou a ocasião para sugerir aos participantes a busca de recursos de financiamento através do MT Fomento e do Banco da Gente para abertura do próprio negócio.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278647/visualizar/