Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 10:48

    Imprimir


Forças de segurança de São Paulo permanecem em alerta nesta quinta-feira, porque integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) consideram o dia como aniversário da facção criminosa, criada em 1993. O comandante-geral da PM (Polícia Militar), coronel Elizeu Eclair Borges, disse ter cancelado por tempo indeterminado as folgas dos PMs do Estado.

Segundo o coronel, a corporação conta nesta quinta com o triplo do efetivo nas ruas. "Nessa data [do aniversário], nos últimos anos, o PCC costuma promover rebeliões e problemas nos presídios." Borges ressalta, porém, que as pessoas não devem mudar sua rotina. "Estamos apenas adotando medidas preventivas. Caldo de galinha não faz mal a ninguém."

Na quarta-feira (30), ele participou de uma reunião de quatro horas na Secretaria Estadual da Segurança Pública, para definir as estratégias adotadas.

Uma delas é a convocação de 600 homens da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), grupo da PM que, ao mesmo tempo em que é considerado "tropa de elite", também é tido historicamente como o mais violento da corporação.

Seqüência

Os reforços começaram domingo (27), quando um bilhete com referências à Rede Globo foi encontrado na cela 133 da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau (620 km a oeste de São Paulo). No dia seguinte, panfletos que alertavam sobre novos ataques foram apreendidos com adolescentes, segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Marco Antônio Desgualdo.

Na terça-feira (29), 76 presos --entre eles integrantes do PCC-- do CRP (Centro de Ressocialização Penitenciária) de Presidente Bernardes, onde vigora o RDD (Regime Disciplinar Diferenciado) para uma penitenciária de Avaré, onde ficarão sob as mesmas regras.

Naquela noite, duas agências do Unibanco localizadas em bairros nobres de São Paulo foram alvos de incêndios criminosos; e uma base da PM (Polícia Militar) em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) foi atacada a tiros. Não houve feridos. No mesmo horário, nove carros foram incendiados. Destes, quatro haviam sido roubados pouco antes.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278733/visualizar/