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Politica Brasil
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 06:45

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Pesquisa Datafolha divulgada hoje na Folha de S.Paulo mostra que 6% dos eleitores do País dizem ter mudado o voto devido ao horário eleitoral. Entre os 43% de eleitores que assistiram aos programas na TV e têm um candidato, 37% não mudou o seu voto.

A pesquisa mostrou ainda que a maioria do eleitorado (55%) não acompanha a propaganda eleitoral. O levantamento ouviu 2.863 eleitores na terça-feira. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 14772/2006 e a tem margem de erro de 2 pontos percentuais.

Dos atuais eleitores do candidato tucano à Presidência, Geraldo Alckmin, 11% declararam ter mudado o voto com o horário eleitoral. Desde o início da campanha na TV, em 15 de agosto, Alckmin ganhou três pontos percentuais nas pesquisas - passou de 24% nos dias 7 e 8 de agosto para 27% no levantamento do dia 29.

Já entre os eleitores que afirmaram votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), apenas 2% declararam ter mudado o voto em razão do horário eleitoral. Como Lula aparece com 50% das intenções de voto, esses 2% correspondem a um ganho de um ponto percentual. Considerando-se que ele conquistou três pontos percentuais após o início do horário eleitoral (de 47% para 50%), constata-se que este lhe acrescentou menos votos que outras modalidades de convencimento do eleitor.

No caso de Heloísa Helena (Psol), 14% de seus atuais eleitores afirmam ter mudado o voto em razão do horário eleitoral. Contudo, como a candidata oscilou negativamente de 12% para 10% nesse período, nota-se que o ganho eleitoral da candidata (1,4 ponto) não compensou os votos que ela perdeu com a campanha na televisão.





Fonte: Terra

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