Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 01:38

    Imprimir


A diretora de redação do jornal Folha do Estado, Marisa Batalha, considerou a decisão judicial uma censura prévia, porém teve que encontrar uma alternativa para mostrar à opinião pública o impedimento imposto pela decisão do juiz Gilberto Vilarindo na quinta-feira contra o jornal, que já recorreu da decisão.

“É constrangedor ter que driblar a sentença do silêncio, por meio de alternativas visuais que, graças a Deus, ainda podemos utilizar como um instrumento real, como o que fizemos na edição de quarta-feira, porque [há] homens como o senador Antero Paes de Barros -- que sempre que pode vangloria-se de ser democrático e, no entanto, busca a Justiça quando se sente melindrado com informações que a imprensa noticia em cima de relatos reais”, externou Marisa Batalha.

Foram as mais diversas manifestações de solidariedade prestadas à direção do veículo de comunicação e aos jornalistas daquele órgão de imprensa. “Assim, precisamos nos colocar em alerta, pois quando os veículos de comunicação ou jornalistas são censurados, a censura recai, na verdade, sobre todos os cidadãos brasileiros, que ficam impedidos de receber uma informação, que é um direito garantido pela Constituição”, contextualizou a diretora.

Conforme Marisa Batalha, já há algum tempo a censura vem sendo usada em conta-gotas por ocupantes de cargos públicos que demonstram uma espécie de despreparo na convivência com as liberdades democráticas, uma espécie de saudades da época em que era possível colocar-se acima do bem e do mal.

“Esqueceu, porém, o senador Antero, que a imprensa consolidou-se como a primeira mídia de massas do planeta quando adotou a notícia como paradigma. Quando a informação substituiu a propaganda político-ideológica, resultando numa importante conquista para a vida em sociedade. Assim, o acesso à informação passou a ser compreendido como um direito, como uma demanda social legítima”, pontuou a diretora de redação da Folha do Estado.




Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278827/visualizar/