Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 01:15

    Imprimir


Os americanos estão cada vez mais gordos, com o aumento da taxa nacional de obesidade em 31 estados, sobretudo no sul, alertou nesta terça-feira a organização Trust for American Health. "A obesidade epidêmica está piorando", disse Jeff Levi, diretor-executivo do grupo, que publicou o terceiro relatório sobre o problema.

Em uma teleconferência com a imprensa, Levi acusou o governo de falhar na criação de uma política global para lidar com a epidemia. Não há "política estratégica global; reparos breves não vão funcionar", disse. Vinte e sete por cento dos custos com cuidados de saúde são relacionados a problemas vinculados à obesidade, disse Levi.

Cerca de dois terços dos adultos americanos estão ou acima do peso ou obesos, segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês). As taxas do sobrepeso infantil mais do que triplicaram de 1980 a 2004, de 5 a 17%, segundo o CDC.

O relatório do Trust for America mostrou que o Mississipi é o estado recordista em excesso de peso no país, com uma taxa de obesidade adulta de 29,5%. O segundo foi outro estado do sul, o Alabama, seguindo pela Virgínia Ocidental. Nove entre 10 estados do sul do país têm as mais altas taxas de obesidade e, não surpreendentemente, estes estados também registram as mais altas taxas de diabetes e hipertensão, dois problemas de saúde associados à obesidade, segundo o documento. O Colorado é o estado mais magro, com uma taxa de obesidade adulta de 16,9%.

As taxas de obesidade se mantiveram as mesmas em 18 estados e na capital, Washington. Todos os estados estão fracassando em alcançar a meta nacional de reduzir os níveis de obesidade entre adultos para 15% ou menos até 2010. "Os esforços da política do governo têm falhado consistentemente em fornecer soluções para a crescente crise de obesidade", disse Levi.




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278837/visualizar/