Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 31 de Agosto de 2006 às 01:08

    Imprimir


Homens de meia idade acometidos por crises de fúria e hostilidade também sofrem uma acelerada deterioração pulmonar, segundo um estudo incomum que será publicado nesta quinta-feira em uma revista especializada. Em 1986, médicos da Harvard School of Public Health recrutaram 670 homens com idades entre 45 e 86 anos, sendo 62 anos a média de idade.

Seus níveis de hostilidade foram avaliados em um teste de medida denominado Escala Cook-Medley, assim como sua capacidade pulmonar, determinada pelo volume de ar expulso em um segundo. Os voluntários foram testados três vezes nos 8 anos seguintes, em média. Após eliminarem fatores que pudessem distorcer os resultados, tal como o tabagismo, os cientistas descobriram que a taxa de hostilidade dos homens estava estreitamente relacionada a sua capacidade pulmonar.

Os mais hostis e irritados sofreram um declínio mais rápido de sua capacidade pulmonar do que os outros, cujo temperamento permaneceu inalterado ou se tornou mais tranqüilo. Cada ponto adicionado na escala de hostilidade foi associado com uma perda de nove mililitros no teste de expulsão de ar. Uma pesquisa anterior relacionou hostilidade e raiva com doenças cardíacas, asma, hipertensão, síndrome do intestino irritável e outros problemas de saúde, embora as causas exatas não tenham sido identificadas.

Uma teoria é que a raiva e a hostilidade afetam os processos hormonais que, por sua vez, atuam no sistema imunológico, causando inflamações crônicas que danificam o tecido. O estudo estará na revista Thorax, da British Medical Association (BMA).




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/278843/visualizar/