Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 30 de Agosto de 2006 às 03:50

    Imprimir


Os analgésicos, entre eles a aspirina, ajudam a evitar a hiperplasia prostática, além de combater as dores provocadas pela artrite e os transtornos cardiovasculares, conclui um estudo divulgado hoje pela revista "American Journal of Epidemiology". A hiperplasia prostática, que consiste principalmente numa inflamação permanente da glândula, pode causar transtornos urinários, entre eles a incontinência.

Segundo urologistas da Clínica Mayo, os problemas se reduzem em 50% quando o paciente consome regularmente uma dose de analgésicos antiinflamatórios, como a aspirina e o ibuprofen.

"A relação entre o consumo de analgésicos e a redução da hiperplasia benigna é fortalecida pelos resultados do estudo", em que 2.447 homens foram examinados, afirmou Jenny Sauver, epidemióloga e investigadora da Clínica Mayo.

"Não recomendamos aspirinas para todos, mas se alguém já toma regularmente por outras razões, nosso estudo sugere que há outros benefícios", disse.

A hiperplasia prostática benigna aumenta com a idade e afeta um em cada quatro homens entre 40 e 50 anos, e quase metade dos que têm entre 70 e 80 anos.

"O caso típico de hiperplasia é quando um homem começa a se levantar cinco vezes por noite para urinar e é obrigado pela mulher a consultar um urologista", disse Michael Lieber, um dos pesquisadores.

Lieber acrescentou que a freqüência também aumenta durante o dia, "o que piora a qualidade de vida da pessoa".

No entanto, o urologista avisa que não se deve recomendar o consumo de analgésicos para evitar a hiperplasia a partir exclusivamente de seu estudo, e recomenda investigações mais profundas.

Ele lembra que os analgésicos podem ter efeitos secundários às vezes graves, como as úlceras estomacais.

Lieber também admitiu que os cientistas não sabem com toda certeza de que forma os componentes dos analgésicos atuam para impedir o crescimento da próstata.

Segundo Sauver, existem duas teorias. Uma especula que o analgésico impede o crescimento da próstata ao favorecer a morte das células. A outra hipótese é de redução nas inflamações de todos os órgãos, inclusive a próstata, que atuam na reprodução e na excreção de líquidos.




Fonte: Agência EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279162/visualizar/