Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 29 de Agosto de 2006 às 15:10
Por: Ubiratan Braga

    Imprimir


Em Mato Grosso estão localizadas as nascentes das duas maiores bacias hidrográficas do continente: a amazônica e a platina. Essas duas são responsáveis por 14% das reservas mundiais de água doce do mundo. Aqui nascem os maiores rios do Brasil. Entre eles o Paraguai, Araguaia, Tapajós, Xingu, Guaporé.

Tamanha importância dos recursos hídricos para a humanidade levou o deputado José Riva (PP) apresentar projeto de lei que garantirá a recuperação de nascentes em áreas degradas, e a preservação daquelas que não foi atingida pela ação do homem. Aprovado pela Assembléia na sessão do dia 23 de agosto, o ‘Adote uma Nascente’ aguarda apenas sansão do governador Blairo Maggi (PPS).

Com a lei sancionada, as nascentes serão delimitadas, sinalizadas, e as que necessitarem se cuidados serão recuperadas, com manutenções envolvendo construção de aceiros, precedendo o período de seca, em áreas com riscos de incêndios. As ações vão desde a prevenção contra erosões em áreas com o solo suscetível a esse evento; limpeza periódica para retirada de resíduos sólidos; desde vigilância para prevenir ações de degradação ambiental.

“Evitar que os fartos rios do Estado se tornem filetes de água, como vêm ocorrendo nos rios do Amazonas”, enfatiza Riva e emenda: “Mato Grosso inclui-se entre os estados brasileiros com maiores potenciais de biodiversidade e abriga em seu extenso território, três riquíssimos ecossistemas: a Amazônia, o Cerrado e o Pantanal. Se ações de preservação nessas áreas não forem feitas, toda a nossa riqueza ficará somente na memória ou nas fotos. Nosso dever é agir agora e fazer com que Mato Grosso continue sendo o ‘Estado das Águas’”, finaliza Riva.

Mais informações: 3901 6568 (UB)





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279286/visualizar/