Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 19 de Fevereiro de 2013 às 20:07

    Imprimir


No último dia 18/02 (segunda feira), em Cuiabá, o deputado Valtenir Pereira esteve reunido com 9 prefeitos da região do Teles Pires, no norte do Estado de Mato Grosso. O tema da pauta versou sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais nos município em face da construção das usinas hidrelétricas na região.
 
 
 
Houve consenso dos presentes da necessidade de criar uma associação englobando os municípios afetados pela construção. “Nós temos que saber exatamente quais são os impactos dessas construções no âmbito dos municípios”, disse o prefeito de Sinop, Juarez Costa.
 
 
 
O gestor de Colíder, Nilson Santos, enfatizou que se os municípios brigarem sozinhos, não chegarão a lugar nenhum. “Precisamos nos unir”, disse o prefeito.
 
 
 
O deputado Valtenir se comprometeu a apoiar a formação da associação e, nesta semana, já fará gestão em Brasília, junto ao Governo Federal (Ministério do Planejamento), para buscar alternativas de mitigação dos impactos. “A construção das usinas deve ser algo positivo para os municípios. Seus efeitos econômicos, sociais e ambientais devem ser previstos, mitigados e compensados”, falou o deputado aos presentes.
 
 
 
Ficou acertado que a reunião de fundação da associação ocorrerá no dia 25/02 (segunda feira), na cidade de Sinop que, inclusive, deverá contar com a presença do novo Presidente da AMM, prefeito Valdecir Luiz Colle, o Chiquinho do Posto (PSD).
 
 
 
Estiveram presentes na reunião os prefeitos de Sinop, Colíder, Cláudia, Itaúba, Nova Canãa, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás e Carlinda.
 
 
 
Ao todo serão erguidas 5 usinas na região, formando um único sistema. A Usina Hidrelétrica Teles Pires será a maior do complexo Teles Pires, com capacidade instalada 1.820 megawatts (MW) de potência. O empreendimento será construído entre as cidades de Paranaíta, em Mato Grosso e Jacareanga, no Pará, área denominada Cachoeira Sete Quedas. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/27935/visualizar/