Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 29 de Agosto de 2006 às 10:16

    Imprimir


Mato Grosso faz parte da lista dos Estados contemplados pela resolução número 13 do Ministério da Educação (MEC), via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fnde), que estabelece orientações e assistência financeira para desenvolvimento de projetos voltados à Educação Ambiental. Com a resolução, o Governo Federal, em parceria com o Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), ofertará formação continuada em Educação Ambiental a 112 professores da rede pública de ensino, a um custo de R$ 78 mil.

Participarão da qualificação os professores das escolas públicas – estaduais e municipais – que realizaram as Conferências Estudantis para levar os alunos de Mato Grosso à 2º Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, que aconteceu em abril, em Brasília. Das 112 escolas do Estado que se mobilizaram, 17 conseguiram enviar um aluno representante e suas responsabilidades. O curso será realizado em novembro.

Em todo o Brasil, o Governo Federal vai aplicar aproximadamente R$ 3 milhões para qualificar 11.475 profissionais. O objetivo é trabalhar o comportamento e a visão crítica das pessoas e a sustentabilidade do meio ambiente. “Queremos a mudança de comportamento em relação ao meio ambiente e os professores são os multiplicadores desse objetivo”, destacou a enraizadora da coordenação de Educação Ambiental do Ministério da Educação (MEC), Heloisa Maria Cunha do Carmo.

A qualificação faz parte de uma das frentes da coordenação, que é o órgão gestor da Política Nacional de Educação Ambiental, e que, segundo Heloísa, possui quatro vertentes: a formação difusa e presencial, a qual se enquadra essa ação; a formação à distância; a institucionalização da Educação Ambiental; e as ações estruturantes.

Durante toda essa semana, a enraizadora fará a disseminação dessas propostas em todos os setores envolvidos com a questão ambiental em Mato Grosso. No que tange à estruturação, ela destaca que o Estado de Mato Grosso saiu à frente de outras unidades de Federação com a implantação da gerência do Projeto de Educação Ambiental (PrEA), na Seduc. “Agora precisamos garantir a estruturação e normatização desse projeto, por meio do organograma. Quem sabe já para 2007”, observou Heloísa.

O PrEA foi implantado em 2004 e trabalha a formação de professores-multiplicadores da Educação Ambiental. Até agora já passaram pelos cursos de qualificação 450 professores. Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, mais 200 professores, alunos e integrantes da comunidade participarão de mais um curso pelo PrEA, em Cáceres.

“São pessoas da comunidade escolar e da sociedade em geral que trabalham como multiplicadores. Nosso objetivo é incentivar a construção de projetos ambientais escolares e comunitários”, enfatizou gerente do PrEA, Débora Pedrotti.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279353/visualizar/