Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 29 de Agosto de 2006 às 04:01

    Imprimir


A cordialidade e a discussão de idéias marcou o debate promovido pela TV Bandeirantes com os 10 candidatos ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, na noite desta segunda-feira. Germano Rigotto (PMDB), Olívio Dutra (PT), Yeda Crusius (PSDB), Alceu Collares (PDT), Francisco Turra (PP), Roberto Robaina (Psol), Beto Grill (PSB), Edson Pereira (PV), Pedro Couto (PSDC) e Guilherme Giordano (PCO) participaram do encontro.

O principal tema abordado pelos candidatos foi a segurança pública, eleita como prioridade pela maior parte deles. Questões como déficit público, educação, saúde, corrupção e atração de investimentos também foram mencionadas.

Germano Rigotto, candidato à reeleição, defendeu a política empregada na segurança, dizendo que aumentou o efetivo de policiais, mas que o déficit é histórico, não culpa exclusiva de seu governo.

Já Olívio Dutra defendeu a integração das polícias, tanto em âmbito nacional como regional, de vários setores não só do governo, como também da comunidade para a solução desse problema. Defendeu ainda o aumento na gratificação desses servidores.

Por sua vez, Yeda Crusius apresentou números que comprovam o aumento da violência gaúcha. Declarou que o Estado é o maior em número de furtos do país e que, se vencer o pleito, terá um programa específico e tratará do assunto prioritariamente.

Alceu Collares pretende resolver o déficit de policiais civis e militares, argumentando que todo cidadão tem o direito de sentir-se seguro em um estado de direito. E acusou Rigotto de não ter cobrado com veemência os recursos do Governo Federal para essa área.

Francisco Turra apontou soluções para acabar com a insegurança dos gaúchos. Disse que buscará recursos diminuindo o número de cargos de confiança, recuperando salários do efetivo e cobrando recursos oriundos do Governo Federal.

Roberto Robaina concentrará esforços na busca de verbas para a segurança pública, criticou o modo de agir do atual governo e sugeriu que sua campanha é a única de fato oposicionista.

Buscando um ângulo diferente para resolver o problema da segurança, Beto Grill anunciou que pretende implantar uma política de prevenção ao crime, realizando pesquisas que apontem suas verdadeiras causas.

Edison Pereira reconhece que o Estado não possui recursos em abundância e pretende remanejar a estrutura da segurança pública, aumentando a hora extra para os policiais.

Pedro Couto pretende recuperar o prestígio da polícia, fazendo com que ela trabalhe com integridade, seja respeitada pela sociedade como um todo e temida pelos bandidos.

Já Guilherme Giordano declarou que os sistemas de governo são a causa da insegurança no Brasil e defendeu a criação de um regime que privilegiasse a classe operária, solucionando assim essa questão.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279476/visualizar/