Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 28 de Agosto de 2006 às 08:09

    Imprimir


Pecuaristas da região estão buscando, cada vez mais, se adaptar as novas exigências da vacinação contra brucelose. Obrigatória desde 2003, a vacina também passou a ser exigida para retirar a Guia de Transito Animal (GTA) no mês de julho deste ano. A partir de 2007 os pecuaristas que não vacinarem os rebanhos contra a doença também serão punidos.

Em Sorriso, de acordo com o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), 44,7% do rebanho de fêmeas já foram imunizados na primeira etapa da vacinação, no primeiro semestre. O índice ficou um pouco abaixo da média do Estado, de 48% de imunização. Um total de 3.657 bezerras recebeu a vacina, atingindo 31,54% das propriedades.

“A vacinação das bezerras só deverá ser efetuada em femeas com até 8 mesese de idade, e tem que ser feita por médico veterinário credenciado junto ao Indea ou por pessoa treinada e capacitada por esse veterinário”, explicou o supervisor regional do Indea em Lucas do Rio Verde, Jeferson Luiz Cambará.

Todos os anos há duas etapas da campanha. A brucelose é uma doença que atinge o sistema reprodutor das fêmeas causando aborto, esterilidade e infertilidade. Nas pessoas que ingerem a carne contaminada também causa dores musculares, renais e de próstata. A descontaminação é feita com antibióticos.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279752/visualizar/