Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 27 de Agosto de 2006 às 11:52

    Imprimir


A tempestade tropical Ernesto se transformou hoje no primeiro furacão da temporada atlântica, ao aumentar notavelmente a força de seus ventos nas últimas horas perto do litoral do Haiti.

Um boletim especial emitido às 5h04 (6h04 de Brasília) pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC) informou que a quinta tempestade tropical da temporada, que começou no dia 1º de junho e termina no dia 30 de novembro, transformou-se num furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

Os ventos sustentados máximos do Ernesto, registrados por um avião que busca furacões, eram superiores a 120 km/h no momento da análise.

Minutos antes, o NHC, com sede em Miami, emitiu seu boletim das 5h (6h de Brasília) informando que a ainda tempestade tropical tinha registrado ventos de 110 km/h, enquanto no boletim anterior os ventos eram de 95 km/h, o que mostra o notável aumento da velocidade após a ter se "alimentado" das águas quentes do Caribe no sul do Haiti.

Às 5h (6h de Brasília), Ernesto estava 195 quilômetros ao su-sudoeste de Porto Príncipe e 410 quilômetros entre o e o sudeste de Kingston, nas coordenadas 17 graus Norte e 73,1 Oeste.

As previsões apontam que o Ernesto se fortalecerá nas próximas horas e, inclusive, pode se transformar em um furacão de categoria 2 antes de tocar a costa cubana, o está previsto para acontecer amanhã.

O NHC emitiu um aviso do furacão (que anuncia sua passagem dentro das próximas 24 horas) para a costa sul do Haiti até a fronteira com a República Dominicana.

O centro também emitiu um aviso de tempestade tropical para a costa sul da República Dominicana - de Barahona até a fronteira com o Haiti - e para a Jamaica.

A chamada vigilância de furacão (devido à passagem do fenômeno natural dentro das próximas 36 horas) continua vigente para as ilhas Cayman e para as províncias orientais cubanas de Tunas, Granma, Holguín, Santiago de Cuba e Guantánamo.

O Ernesto, que se formou na sexta-feira no mar do Caribe, movimenta-se na direção entre o oeste e o noroeste a uma velocidade de translação de 15 km/h, trajetória que deve se manter nas próximas 24 horas e, por isso, espera-se que seu olho passe pelo extremo sudoeste do Haiti na tarde de hoje.

O NHC também chama a atenção para o curso do Ernesto em todo o noroeste do Caribe e no nordeste do Golfo do México - especialmente em Cuba -, no nordeste da península de Yucatán, no México, e nas ilhas da Flórida, nos EUA.

A Jamaica está desde sábado sob vigilância de tempestade, enquanto em Cuba foi decretada a fase informativa - o primeiro dos estágios de alerta de furacão - para as províncias de Cienfuegos, Matanzas, Havana, Cidade de Havana, Pinar del Río e para o município especial de Isla de la Juventud.

O Governo haitiano decretou vigilância de tempestade tropical do oeste da fronteira com a República Dominicana até o sudoeste do país.

Segundo os modelos informáticos do NHC, a tempestade poderia começar a castigar o oeste de Cuba na segunda-feira e, depois, atingir o sudeste dos EUA, especialmente a Flórida, no final da semana, quando será o primeiro aniversário da tragédia causada pelo furacão Katrina em Nova Orleans, Louisiana.

O Ernesto se formou exatamente um ano depois da formação do Katrina, que atingiu primeiro o sul do estado da Flórida e, depois, destruiu a costa do Golfo do México, onde se transformou em um ciclone com ventos de mais de 209 km/h.

Por sua vez, a tempestade tropical Debby se transformou apenas em depressão tropical ao perder força nas águas frias do centro do Atlântico e hoje deve deixar de ser um fenômeno tropical.

Nesta temporada, foram registrados apenas um furacão e cinco tempestades tropicais, incluindo o Ernesto. As previsões, no entanto, eram de uma temporada "mais ativa" que o normal.

A Administração Nacional de Oceanos e da Atmosfera dos EUA (Noaa) previu uma média de 11 a 15 tempestades tropicais e entre sete e nove ciclones, dos quais três poderiam ser "intensos".

No ano passado, foi registrada uma temporada recorde, com a formação de 28 tempestades tropicais e 15 furacões, dos quais sete atingiram as categorias 3, 4 e 5 na escala Saffir-Simpson.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/279937/visualizar/