Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 26 de Agosto de 2006 às 18:52

    Imprimir


O Instituto de Meteorologia de Cuba advertiu hoje sobre a possibilidade de que a tempestade tropical Ernesto se transforme em um "perigo potencial" para a zona ocidental da ilha.

O chefe do centro de Previsões do Instituto de Meteorologia, José Rubiera, disse à televisão cubana que, dada a atual trajetória da tempestade Ernesto, seu avanço pelas águas cálidas do mar do Caribe ocidental, ao sul de Cuba, faria com que adquirisse força "considerável" de furacão.

Às 18h, o centro da tempestade Ernesto estava cerca de 395 quilômetros a sudoeste de Santo Domingo e cerca de 595 quilômetros a leste de Kingston, Jamaica.

Rubiera informou que os ventos da tempestade tropical já são de 85 km/h.

Considerado um dos mais importantes analistas em ciclones de Cuba, Rubiera disse que o Ernesto tem "muito boa organização".

O Estado-Maior da Defesa Civil de Cuba decretou hoje "fase informativa" de furacões para as províncias de Cienfuegos, Matanzas, Havana, Cidade de Havana, Pinar del Río e o município especial da Ilha da Juventude, considerando que Ernesto continuou se intensificando e que sua futura trajetória o aproxima dos territórios do centro da ilha e de sua parte ocidental.

A nota da Defesa Civil alertou as províncias orientais de Guantánamo, Santiago de Cuba, Granma, Las Tunas e Camaguey, e a seus municípios do litoral sul, para que "estejam atentos" à evolução da tempestade Ernesto.

"Os órgãos, organismos estatais, entidades econômicas, instituições sociais e a população devem prestar atenção às informações do Instituto de Meteorologias e às orientações da Defesa Civil", acrescenta a nota.

Além disso, o comunicado atenta para que "todos os cidadãos respeitem as normas de conduta e segurança" no caso de furacões e chuvas intensas.

A Ernesto é a quinta tempestade tropical da temporada de furacões, que começou em 1º de junho.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280039/visualizar/