Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 26 de Agosto de 2006 às 04:10

    Imprimir


O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, recebeu o apoio do Comitê Central do Fatah para a formação de um Governo de união nacional com o movimento Hamas e outras facções palestinas.

O Fatah tomou a decisão durante uma reunião dos 16 membros de seu comitê central, aberta na quarta-feira, em Amã, e concluída à meia-noite de sexta-feira, com a participação de Abbas.

No comunicado final da reunião, o Fatah concluiu que um Executivo de união nacional "ajudaria a fortalecer e desenvolver as instituições palestinas e aumentaria a coordenação entre o Governo e a Presidência" da ANP.

A reunião do comitê em Amã teve como principal objetivo reorganizar as fileiras do grupo, principal integrante da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), sete meses depois da derrota eleitoral sofrida para o Hamas, atualmente no Governo.

Desde as eleições, o Fatah condiciona a formação de um Executivo de união nacional com ao reconhecimento pelo Hamas de Israel e dos acordos assinados pela OLP.

"O Comitê Central do Fatah considera prioritário atuar para restabelecer a segurança e o respeito das leis por todas as partes, e apoiar o trabalho do Conselho Legislativo palestino, cuja principal missão é supervisionar a atuação do Executivo", diz o comunicado.

A nota pede que a comunidade internacional "ajude a acabar com o bloqueio e as agressões israelenses contra o povo palestino".

O Fatah se compromete a "continuar a luta para conseguir o fim da ocupação israelense dos territórios palestinos e o estabelecimento de uma paz justa, fundamentada nos princípios da legalidade internacional".

O Hamas obteve a vitória nas eleições palestinas de janeiro, e formou o Governo sob o comando do atual primeiro-ministro, Ismael Haniyeh. Desde então, Israel, Europa e Estados Unidos submetem o Governo palestino a um bloqueio econômico e político para obrigar a o movimento islâmico a reconhecer o Estado de Israel e abandonar a luta armada.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280233/visualizar/