Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 26 de Agosto de 2006 às 00:35

    Imprimir


A tempestade tropical "Ernesto" pode se intensificar e já deixou Haiti e Jamaica em estado de alerta, enquanto os meteorologistas avisam que Cuba e as Ilhas Cayman devem vigiar a sua trajetória.

"Ernesto" tem ventos máximos sustentados de 75 km/h, com rajadas mais fortes. A previsão é de um fortalecimento adicional nas próximas 24 horas, informou hoje o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami, em seu boletim de 0h (de Brasília).

O Governo haitiano emitiu um alerta de tempestade tropical do oeste da fronteira com a República Dominicana até o sudoeste do país. A Jamaica também se encontra sob vigilância. A passagem do sistema está prevista para as próximas 36 horas.

"Ernesto", a quinta tempestade da temporada de ciclones no Atlântico Norte, deverá atingir a intensidade de furacão na tarde de segunda-feira.

O centro do sistema, segundo o boletim, estava a aproximadamente 14,8 graus de latitude norte e 69,1 graus de longitude oeste, cerca de 420 quilômetros a sul-sudoeste de Santo Domingo (República Dominicana) e 895 quilômetros a leste-sudeste de Kingston (Jamaica).

A tempestade se desloca na direção oeste-noroeste a 24 km/h e deve continuar este movimento durante as próximas 24 horas.

O NHC alertou que a tempestade pode provocar chuvas e causar fortes ondas nas zonas sob vigilância.

A tempestade se formou no dia do primeiro aniversário da chegada do furacão "Katrina" no sul do estado da Flórida.

Na atual temporada, só se formaram cinco tempestades tropicais, incluindo o "Ernesto".

O meteorologista americano William Gray, conhecido como o "guru" dos furacões, previu em agosto a formação, este ano, de 15 tempestades tropicais e sete ciclones, três deles com ventos acima de 178 km/h.

A Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos EUA (NOAA) previu de 12 a 15 tempestades tropicais e de sete a nove ciclones, dos quais três poderiam ser de alta categoria.

O ano passado se registrou uma temporada recorde com a formação de 28 tempestades tropicais e 15 furacões, sete deles com as categorias 3, 4 e 5 na escala de intensidade Saffir-Simpson, de um máximo de 5.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280251/visualizar/