Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 24 de Agosto de 2006 às 13:58
Por: Paula de Bortoli

    Imprimir


Durante a Audiência Pública nesta quinta-feira (24.08), no plenarinho da Câmara Municipal de Cuiabá, proposta pelo vereador Lúdio Cabral (PT), os servidores da saúde do município reclamaram das perdas significativas em seus salários pelo corte do adicional de insalubridade realizado a partir do salário de Julho pela prefeitura.

"A gente vê isto como uma injustiça, não esperávamos isso do prefeito Wilson Santos, o que a gente esperava era um reajuste no salário dos servidores da saúde, e não um corte de 40% do adicional de insalubridade", disse a representante dos servidores da saúde, Keila Bieliski.

O vereador Lúdio Cabral afirmou que o corte nos salários não poderia ser feito sem um aviso prévio, isso trouxe um prejuízo muito grande à categoria. Para debater a questão foram convidados os secretários de Saúde, Finanças, o Procurador do município e o secretário de Planejamento e Gestão de Cuiabá.

O secretário de Planejamento e Gestão, Reginaldo Amorim, disse que o adicional de insalubridade é um complemento e que nenhum funcionário ganha menos que um salário mínimo, o direito era pago indistintamente aos 4.325 funcionários. Amorim acredita que a partir desta triagem o número de servidores com direito à insalubridade caia 50% , o trazer uma redução aproximada de R$ 400 mil por mês nos cofres públicos da prefeitura.

Amorim ainda fez questão de ressaltar que este dinheiro deve ser aplicado na infra-estrutura do município, e que os servidores que receberam de maneira ilegal o adicional deveriam devolver os valores recebidos, porquê receber o que não é de direito é crime. "O adicional será restabelecido na folha de pagamento de setembro, os que tiveram cortes e gozam do direito por lei terão os valores descontados restabelecidos em folha sem nenhum prejuízo", afirmou o secretário.

O vereador Luiz Poção (PSDB) relatou que o prefeito pregou um discurso democrata para os trabalhadores e é isso que eles esperam agora dele, e nós vamos cobrar e defender os trabalhadores da saúde de Cuiabá.

Para o vereador Valtenir Perreira (PSB), o prefeito deveria ter conversado com os servidores e resolvido isto democraticamente, pois faltou diálogo entre Wilson Santos e os funcionários.

Domingos Sávio (PMDB) disse que os servidores precisam do adicional de insalubridade porque é um direito e também baseado no nível dos salários dos servidores que é muito baixo.

Durante os discursos na Audiência Pública os representantes de diversos departamentos do setor da saúde, e os servidores pediram um reajuste imediato para os salários. Todos foram unânimes na opinião de que os salários não têm mais poder de sobrevivência digna, tamanha a defasagem ocorrida nestes últimos anos na área da saúde pública em Cuiabá.

O secretário de Planejamento e Gestão, Reginaldo Amorim, se comprometeu de levar a reivindicação ao prefeito Wilson Santos.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280748/visualizar/