Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 24 de Agosto de 2006 às 13:10

    Imprimir


Plutão deixou de ser um planeta na quinta-feira, dia em que astrônomos do mundo todo passaram a classificá-lo como um "planeta-anão" e a considerar que há apenas oito planetas clássicos no Sistema Solar.

Bastou uma votação para os brinquedos e modelos do Sistema Solar tornarem-se, de uma hora para outra, obsoletos, obrigando professores e editores do mundo todo a atualizarem seus livros e as lições dadas nas salas de aula há décadas.

"Plutão está morto", afirmou a repórteres Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Descoberto em 1930 pelo norte-americano Clyde Tombaugh, Plutão era tido como o nono planeta, o mais distante do Sol.

No entanto, a definição de planeta aprovada depois de um acalorado debate entre os 2.500 cientistas da União Astronômica Internacional (IAU), que se reuniram em Praga, traçou uma linha clara separando Plutão dos outros oito planetas.

A necessidade de definir claramente o que deve ou não ser considerado um planeta é resultado dos avanços tecnológicos responsáveis por permitir aos astrônomos olhar mais longe no espaço e medir com mais precisão o tamanho dos corpos celestes do Sistema Solar.

ÓRBITA OBLONGA

Brown acrescentou lenha à fogueira do antigo debate sobre a definição de planeta ao descobrir o UB313, em 2003. Xena, como foi apelidado, é maior do que Plutão, o que criou uma discussão sobre se havia ou não sido encontrado um novo planeta.

Agora, os cientistas concordaram que só deve ser chamado planeta um corpo celeste que orbite uma estrela e que não seja ele próprio uma estrela.

Esse corpo celeste também tem de apresentar uma massa suficiente para que sua força gravitacional lhe dê uma forma mais ou menos esférica e tem de contar com uma órbita desimpedida.

Plutão foi desqualificado porque sua órbita oblonga sobrepõe-se à de Netuno. Xena também não tem as características necessárias para ser um planeta e ficará conhecido como um planeta anão.

"Essa é mais uma questão para o público, não para os cientistas. Algumas pessoas podem ter ficado contrariadas, mas sempre olhamos para ele (Plutão) como um planeta de segunda categoria", disse Richard Miller, da Universidade de Chicago.

A nova definição — resultado dos primeiros esforços realizados pela IAU para estabelecer cientificamente o que seja um planeta — significa que uma nova categoria, a dos "planetas-anões", foi criada, bem como uma terceira categoria capaz de englobar todos os outros corpos conhecidos do Sistema Solar, com exceção dos satélites.

"Estamos apenas tentando definir uma nova classe de planetas e acho que isso é muito apropriado. Estamos encontrando outros planetas no Sistema Solar e alguns são maiores do que Plutão", afirmou Philip Diamond, da Universidade de Manchester e que participou do encontro da IAU.

"Acho que fizemos algo positivo. Na verdade ampliamos o número de planetas no Sistema Solar e os dividimos em duas categorias."

A partir de agora, os planetas tradicionais serão oito: Mercúrio, a Terra, Júpiter, Saturno, Netuno, Vênus, Marte e Urano.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280757/visualizar/