Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 24 de Agosto de 2006 às 01:18

    Imprimir


As mudanças climáticas provocados pelo aquecimento da Terra causaram estragos em várias regiões do Brasil que podem alcançar patamares catastróficos, disse hoje a organização ambientalista Greenpeace. Para advertir sobre as conseqüências de mudança climática, causada em parte pela destruição de extensas áreas verdes da Amazônia, a organização ambientalista lançou hoje em São Paulo a campanha "Mudanças de clima, mudanças de vidas", que procura mobilizar a opinião pública para a necessidade de preservar o planeta.

"O Brasil precisa assumir sua responsabilidade como grande emissor de gases do efeito estufa. O Governo deve combater o desmatamento de maneira implacável, promover as energias limpas e os programas de economia de energia", declarou o coordenador da campanha do Greenpeace, Carlos Rittl.

A campanha inclui um relatório e um documentário de 50 minutos de duração com testemunhos de pessoas atingidas pelas mudanças climáticas em diferentes partes do Brasil, assim como opiniões de cientistas sobre os prejuízos ambientais, econômicos e os problemas de saúde provocados pela destruição das áreas verdes.

Entre as conseqüências mais visíveis relatadas pelo Greenpeace estão a seca dos rios Iguaçu e Paraná, que no último mês reduziu o volume de água das Cataratas do Iguaçu a apenas 10% da quantidade normal. Além disso, a entidade relata a grave seca que atingiu a região amazônica em 2005, localidade que tem 20% das reservas de água doce do planeta, e os incomuns tornados que em 2005 causaram grandes danos no município de Muitos Capões (RS) e no estado de Santa Catarina.

Segundo a organização ambientalista, as secas também destruíram colheitas em diferentes partes do país e arruinaram milhares de agricultores. "Os brasileiros têm todo o direito de saber onde somos mais vulneráveis aos efeitos devastadores do aquecimento global e como vamos reduzi-lo. Não temos tempo a perder na luta por nossa sobrevivência", declarou Rittl.

O Greenpeace também apresenta as ações que Governos, indústrias e cidadãos podem fazer para evitar que as mudanças climáticas se transformem em uma catástrofe ambiental. Para divulgar sua campanha, a organização ambientalista organizará exposições fotográficas em dez cidades brasileiras nas quais também serão montadas instalações que permitirão que os visitantes sintam os efeitos da mudança climática.




Fonte: Agência Efe

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280933/visualizar/