Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 18:07

    Imprimir


Projeto institui diagnóstico precoce da Síndrome de Down obrigando os hospitais-maternidade da rede pública a realizarem o exame gratuitamente.

Síndrome de Down é relativamente freqüente e apresenta alta prevalência, isto é, a cada 700 bebês nascidos, um tem a síndrome, conforme dados da Fundação Síndrome de Down, em Campinas. Aproveitando a abordagem da novela Páginas da Vida que enfoca o importante tema "Síndrome de Down", o deputado J.Barreto (PL) apresentou um projeto de lei que institui nos hospitais e maternidades da rede pública, a título gratuito, o exame "Ultra Screen". Objetivo é constatar antecipadamente ao parto, a Síndrome de Down. O exame também é conhecido como ´Teste do Dedinho´.

Barreto explicou que o exame é realizado com apenas uma gota de sangue tirada do dedo da paciente grávida, entre onze semanas e um dia e treze semanas e seis dias de gestação, combinado a um exame de ultra-som. Ele ressaltou da importância do exame visto que os exames similares feitos no Brasil só podem ser realizados após o 4º mês de gestação. A grande vantagem do exame, de acordo com a parlamentar, é que o diagnóstico acontece mais cedo do que com os outros testes conhecidos.

Segundo o deputado, o exame que se pretende generalizar tem sido estudado extensivamente e já provou detectar cerca de 91% das gestações com a Síndrome de Down e a Trissomia do cromossomo 18. "Devem ser submetidas a esse exame as parturientes com mais de 35 anos e também às que já tiveram bebês com Síndrome de Down, pois essas têm maior chance de desenvolver o problema de novo. No entanto, a maioria dos casos ocorre em mulheres com menos de 35 anos, portanto, o teste de triagem é recomendado para todas as gestantes", justifica Barreto na proposta.

O liberal disse ainda que projetos semelhantes já foram apresentados e tramitam em outros estados. "Assim, é de suma importância que Mato Grosso também passe a realizar o exame, que representa um avanço no diagnóstico de defeitos cromossômicos", avaliou.

Procedimento No projeto está incluído também que o exame que será realizado por profissional qualificado, no próprio hospital, durante o pré-natal da gestante. Também consta que o profissional que não realizar este exame responderá pela sua omissão de acordo com os ditames legais, bem como a respectiva entidade de saúde.

O teste do dedinho já é feito no Brasil realizado pela clinica FGO, de São Paulo. No momento do exame de ultra-som uma amostra de sangue é coletada. Uma pequena picada na ponta do dedo origina uma gota de sangue que é depositada numa espécie de papel especial que absorve e seca essa gota de sangue. Com 91% de acerto o exame complementa o já conhecido teste translucência nucal.

A Clínica FGO fez uma parceria com o departamento de ginecologia e obstetrícia da Universidade de Hackensack (Hackensack University Medical Center) e com o Laboratório NTD de Nova Iorque (NTD LABS) para realização deste teste no Brasil.





Fonte: Assessoria de Imprenssa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/280987/visualizar/