Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 13:14

    Imprimir


A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alerta que a umidade relativa do ar poderá ficar abaixo de 15%, hoje e quinta-feira, no centro-norte do Paraná, em boa parte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no centro-sul de Goiás. Nas regiões centro, oeste e sul do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, o alerta abrange o período de quarta a sexta-feira.

A Secretaria Nacional de Defesa Civil desaconselha atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

Os alertas informam também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

O objetivo dos alertas da Sedec é evitar a perda de vidas, danos ambientais e ao patrimônio e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, os governos estaduais e municipais. A defesas civis estaduais podem orientar o cidadão sobre como lidar com a baixa umidade. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) orientaram o envio do alerta para os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Goiás. Os alertas para os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são baseado em informações do Cptec/Inpe e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281095/visualizar/