Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 23 de Agosto de 2006 às 11:30

    Imprimir


Cinco municípios do Nortão entraram em estado de alerta verde na última segunda-feira, após registrarem incêndios em áreas florestais. O satélite NOAA, pelo Programa de Prevenção e Controle de Queimadas e Incêndios Florestais na Amazônia Legal (Proarco), detectou mais de mil focos de incêndios no Nortão nos últimos dez dias.

Em Apiacás, Matupá, Nova Bandeirantes, Paranaíta e Peixoto de Azevedo a situação é mais agravante. Só nestes cinco município estão cerca da metade dos focos de calor registrados desde o último dia 12.

Os números demonstram a falta de conscientização de parte da população, já que desde o dia 15 de julho estão proibidas as queimadas em todo o Estado. Apesar da redução dos incêndios em comparação com anos anteriores, as intensas campanhas realizadas neste período não estão conseguindo tirar o Estado da liderança do ranking das queimadas.

O Proarco já detectou 4.167 queimadas no Mato Grosso, somente no mês de agosto. O Estado conseguiu passar da primeira colocação, em julho, para a segunda, perdendo para o Pará nos focos registrados.

Nos últimos dias aumentou a fumaça na região e, conseqüentemente, o número de atendimentos nos hospitas e postos de saúde, por problemas respiratórios. O período de proibição de queimadas no Estado vai até o dia 15 de outubro.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281111/visualizar/