Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 20:37
Por: Carmen Pompeu

    Imprimir


A coligação Ceará Vota para Crescer, que tem Cid Gomes (PSB) como candidato ao governo cearense, entrou nesta terça-feira, 22, na Justiça Eleitoral duas representações questionando a legalidade do uso de referências e falas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo governador Lúcio Alcântara (PSDB), candidato a reeleição, no horário eleitoral.

De acordo com a advogada da coligação de Cid Gomes, Izabel Mota, Lúcio Alcântara infringiu a regra da verticalização, que impede a junção de candidatos de coligações diferentes. Nas duas representações, uma para o programa de rádio e outra para o da televisão, é pedido que as peças não sejam reprisadas e que a coligação tucana se abstenha de fazer novas junções entre Lula e Lúcio.

Aliados de Cid também partiram para o ataque. Ex-ministro de Lula, Ciro Gomes (PSB), que é irmão do candidato, qualificou a iniciativa de Lúcio de "perda de calma" dos adversários. Também ex-ministro de Lula, o deputado Eunício de Oliveira (PMDB-CE), acusou o governador cearense de tentar pegar "garupa" na popularidade do presidente. A coordenadora da campanha do PT no Nordeste, a prefeita de Fortaleza Luizianne Lins (PT), afirmou que a atitude é "oportunista", com objetivo de "confundir o eleitor".

Na TV, Lúcio citou positivamente Lula e atrelou sua imagem à dele. "Eu e o presidente Lula temos um ótimo relacionamento. Quero continuar contando com a parceria do governo federal e, sobretudo, com a parceria do povo cearense."

No rádio, o governador veiculou trechos do discurso de Lula em recente visita ao Estado, para lançar a pedra fundamental da Ferrovia Transnordestina. "O companheiro Lúcio Alcântara, nestes quatro anos, foi um companheiro que teve uma relação de muita lealdade comigo como presidente. Quero fazer justiça. Esse homem foi muito digno no comportamento comigo e com todo o governo", discursou Lula.

Além da reação no campo jurídico, a estratégia de Lúcio Alcântara fez com que os marqueteiros de Cid Gomes antecipassem o uso de um depoimento, gravado em estúdio, do presidente Lula pedindo votos para ele. O recurso só seria usado mais adiante, mas acabou sendo veiculado no programa de segunda-feira , 21, à noite.





Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281284/visualizar/