Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 18:35

    Imprimir


O chanceler peruano, José Antonio García, afirmou nesta terça-feira que o Peru "não será obstáculo para a solução do problema da saída ao mar [boliviana]", segundo declarações divulgadas por uma rádio em Lima.

"Essa é uma posição muito clara do presidente [Alan] García, desde seu primeiro governo", acrescentou o ministro de Relações Exteriores.

Em declarações feitas em Lima, à rádio Cooperativa, o chanceler reiterou que, "como diz o Tratado, o Peru será consultado se a solução passar por antigo território peruano". "Esperamos ser consultados no momento devido", disse García, questionado se o Peru será um facilitador da saída ao mar soberana da Bolívia.

Sobre o processo de extradição do ex-presidente Alberto Fujimori, que está em andamento no Chile, García disse que os peruanos têm "confiança na independência do Poder Judiciário chileno". "Para nós, como governo, nos interessa que seja mantida a questão de Fujimori no âmbito judicial", sustentou.

García se reúne hoje em Lima com Alejandro Foxley, ministro das Relações Exteriores chileno, com quem firmará um Tratado de Livre Comércio. O chanceler antecipou que os dois governos assinarão também um acordo "para dar proteção de segurança social aos peruanos".

"É um assunto prioritário na agenda a proteção dos cidadãos peruanos imigrantes", destacou.





Fonte: Ansa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281294/visualizar/