Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 22 de Agosto de 2006 às 17:36

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Escola de Saúde Pública, oferece a “Capacitação Pedagógica na Perspectiva da Metodologia da Problematização e Avaliação da Aprendizagem de Competências” para 46 profissionais que trabalham no Programa Saúde da Família (PSF) e que acompanham o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde de Cuiabá.

A capacitação tem o objetivo de transformar esses profissionais em multiplicadores do aprendizado, ou seja, serão os novos professores dos agentes. O segundo módulo da capacitação acontece entre os dias 28 a 31 de agosto, nas dependências da Escola de Saúde Pública, com carga horária de 32 horas, em período integral.

“O nosso objetivo maior é preparar estes profissionais, no sentido do desenvolvimento de capacidades e competências destinadas ao ato de ensinar e aprender, primando pelas dimensões: saber, saber fazer e saber ser”, disse a coordenadora Pedagógica da Escola de Saúde Pública, professora Elza Melo Gomes Machado.

Conforme Elza Melo, após esta capacitação pedagógica, estes profissionais da saúde estarão aptos a ministrar aulas no curso de qualificação para os agentes comunitários com duração de 400 horas, sendo 174 horas em concentração (aulas teóricas) e 226 horas em dispersão (aulas práticas), aos agentes comunitários de saúde, que são profissionais que compõem a equipe do Programa Saúde da Família, conforme a Lei Federal 10.507 de 10 de julho de 2002, bem como a Emenda Constitucional nº 51 de 14 de fevereiro de 2006.

A enfermeira do Programa de Saúde da Família do bairro Altos da Serra, Eugenir Duarte, considera a capacitação pedagógica importante para a realização do seu trabalho diariamente. "Vai facilitar a nossa atividade diária e com toda certeza estaremos aptos para realizar o trabalho docente de maneira que possamos contribuir para o aprimoramento das atividades do agente comunitário de saúde na consolidação do Programa de Saúde da Família", disse.

Até o fim deste ano, serão capacitados mais 127 professores, envolvidos no processo de qualificação dos agentes comunitários de saúde nos municípios de Juína, Juara, São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte e Baixada Cuiabana, e já foram capacitados 320 profissionais de saúde das Regionais de Água Boa, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Rondonópolis e Tangará da Serra.

“Nós profissionais da saúde necessitamos de capacitações por causa da evolução que o trabalho requer. Deparamos–nos sempre com novas regras, novas normas, novas metodologias e temos que evoluir e nos enquadrar. O objetivo final é o usuário do Sistema Único de Saúde. Temos que ofertar um atendimento eficaz e humanizado, de acordo com a proposta de cada área que o Sistema disponibiliza. Nesta capacitação pretendemos formar as melhores equipes do programa Saúde da Família para a rede SUS de Mato Grosso”, finalizou Elza Machado.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281315/visualizar/