Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sábado - 19 de Agosto de 2006 às 05:39

    Imprimir


Dois clássicos de Guimarães Rosa (1908-1967) chegam às livrarias em edições comemorativas. "Sagarana", que está completando 60 anos, e "Corpo de Baile", 50, voltam em edições de luxo com aparência artesanal, reproduzindo as capas originais.

A edição de "Corpo de Baile" tem uma história à parte. O livro foi lançado em 1956 em dois volumes. Em 1960, as sete narrativas foram reunidas na segunda edição em um só volume (esta tiragem desagradava Rosa pelo pequeno tamanho das letras). E, em 1965, por sugestão do autor, a obra foi desmembrada em três livros independentes: "Manuelzão e Miguilim", "No Urubuquaquá, no Pinhém" e "Noites do Sertão".

Para ilustrar essa história a edição comemorativa inclui uma novidade: a correspondência que Rosa trocou na época com o diplomata e escritor Alberto da Costa e Silva. O material, incluído em livreto que acompanha o estojo, mostra que a idéia da separação de "Corpo de Baile" partiu na verdade de um editor português, interessado na publicação européia e preocupado com a possível aceitação para o público português. Houve inclusive uma mudança de título de um dos volumes. Como explica Silva no livreto, o editor lusitano acreditava "não haver português capaz de pronunciar 'Urubuquaquá'". Agora reunido em dois volumes, com a mesma seqüência das histórias de 1956 e a mesma utilização de dois índices, "Corpo de Baile" volta permitindo ao leitor "uma percepção mais completa do conjunto da obra", nas palavras de Izabel Aleixo, gerente editorial da Nova Fronteira e responsável pelo lançamento.

Já "Sagarana" traz em suas páginas finais fac-símiles de todas as capas adotadas nas diferentes edições, com ilustrações que reuniram ao longo dos anos nomes como Geraldo de Castro, Santa Rosa, Poty, Victor Burton, Rodrigo Andrade e Carlito Carvalhosa.

Falta agora a edição comemorativa da obra-prima de Rosa e um dos grandes clássicos da literatura brasileira, "Grande Sertão: Veredas", que também completa 50 anos neste ano. Prevista inicialmente para abril último, finalmente deve chegar às livrarias no final de setembro. Como prometido na época, vai incluir o catálogo da exposição em homenagem ao livro organizada por Bia Lessa no Museu da Língua, na Estação da Luz, em março, além de um DVD, também aproveitando material da exposição.





Fonte: Folha de S. Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281590/visualizar/