Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 18 de Agosto de 2006 às 13:10
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde está realizando, nos dias 30 e 31 de agosto, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, uma ampla discussão sobre o Pacto pela Saúde/2006, levando em conta suas várias dimensões. Um desses desdobramentos, o Pacto Pela Vida, apresenta a situação do idoso e o estilo de vida baseado em uma alimentação saudável e na prática de atividades físicas como prioridades a serem consideradas no impacto que produz sobre a situação da população brasileira.

A nutricionista e gerente de Promoção e Prevenção das Ações de Assistência em Saúde, Maria da Penha Ferrer de Francesco Campos, explicou que “tendo como base a necessidade dessa consideração nutricionistas, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos dos Escritórios Regionais de Saúde e profissionais envolvidos com área de alimentação e nutrição discutirão, na reunião no Hotel Fazenda Mato Grosso, o problema da Nutrição e o Envelhecimento Saudável ao mesmo tempo em que analisarão o Protocolo de Atendimento ao Idoso no Sistema Único de Saúde (SUS)”, informou.

A reunião abordará temas como Estilo de Vida para Promoção da Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável, Avaliação e Orientação Nutricional para o Idoso, Abordagem Nutricional em condições clínicas especiais, dentre outros.

A área técnica de Alimentação e Nutrição ligada a Superintendência de Atenção Integral a Saúde trabalha a reestruturação da política da nutrição no programa de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). O Programa apresenta uma visão ampliada da nutrição, englobando todas as classes sociais independente de gênero ou raça, não focando apenas a desnutrição, mas dando subsídios para uma vida saudável para toda população do Estado tendo como base os direitos humanos a uma alimentação adequada. ”A nossa estratégia de trabalho é atingir todos os ciclos de vida sobre as práticas e hábitos alimentares saudáveis”, disse a nutricionista.

Dentro das suas atribuições a área trabalha na capacitação dos profissionais da atenção básica para uma alimentação saudável e para a prática de atividades físicas, projeto este que começa a ser desenvolvido em parceria com a Faculdade de Educação Física da UFMT visando a promoção da saúde e a prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.

Outras ações da área técnica incluem a implementação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e o desenvolvimento de projetos de pesquisas junto ao Instituto de Saúde Coletiva e Faculdades de Nutrição. Para este ano, os técnicos estão trabalhando junto ao Ministério da Saúde para implantação do Programa Nacional de Suplementação de Ferro e Ácido Fólico. “Já conseguimos cadastrar 66 dos 141 municípios do Estado. Pretendemos até o final deste ano atingir 100% de cobertura”, relatou Maria da Penha.

Alimentação saudável

É aquela que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente para o crescimento e manutenção do organismo. Uma alimentação equilibrada e variada, composta por proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas é garantia de manutenção da saúde da população. “Associada a prática de exercícios físicos, a alimentação está diretamente ligada a qualidade de vida da pessoa e é um fator de prevenção de doenças como diabetes e hipertensão. Nenhum alimento é completo por si só, pois não contém todos os nutrientes e em quantidades adequadas. Por isso, é preciso que as pessoas incluam diariamente os vários grupos de alimentos e em porções adequadas”, comentou a nutricionista Maria da Penha.

Para exemplificar, ela cita a ausência de vitaminas e sais minerais no organismo que pode provocar o surgimento de doenças como: anemia ferropriva, bócio endêmico (papo), osteoporose e raquitismo. Já as proteínas são necessárias para a construção e manutenção dos músculos, sangue, pele, ossos, tecidos e órgãos do corpo.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281733/visualizar/