Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 17:23

    Imprimir


A Assembléia Legislativa comemora nesta quinta-feira (17) um ano de instalação no novo prédio e 172 anos da sua fundação no Estado. Durante esses anos todos, a Casa tem mantido cada vez mais, consolidada sua função social.

Depois de quase oito anos paralisada, a obra de construção da nova sede do Parlamento mato-grossense foi retomada no final de 2004 e concluída em agosto de 2005. A ampliação do acesso e a infra-estrutura moderna e dinâmica possibilitaram a extensão nos atendimentos à população.

“Esta sede facilitou a integração dos três Poderes com a sociedade, através do trabalho dos deputados e o acesso à população”, disse o presidente da Assembléia, deputado Silval Barbosa (PMDB).

Em um ano em funcionamento na casa nova, diversas conquistas foram efetivadas. Hoje o cidadão tem a sua disposição serviços com qualidade que foram otimizados com o novo espaço. “A nova sede contemplou um antigo sonho dos mato-grossenses e hoje podemos dizer que a sociedade ganhou um espaço maior com melhores condições de atendimento em todos os setores, inclusive nos gabinetes”, explicou o primeiro-secretário da Casa, deputado José Riva (PP).

A mesma opinião tem o deputado Hermínio J. Barreto (PL), que destaca ainda a facilidade que o novo prédio oferece para os parlamentares e sociedade. “A parte estrutural está a altura do crescimento do Estado, facilitando nossos serviços em prol de Mato Grosso”, ressaltou Barreto.

O parlamentar também destacou a importância do “Espaço Cidadania”, que consolidou importantes parcerias do Legislativo Mato-grossense – no local, há atendentes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e da Delegacia Regional do Trabalho. E as audiências públicas – que somente no ano passado foram realizadas 111.

O Legislativo estadual procura também dar transparência às suas ações. O programa “Por Dentro do Parlamento” foi responsável no ano passado por mais de seis mil visitas à sede do Parlamento. O programa oportuniza alunos e entidades organizadas conhecerem os trabalhos parlamentares. No primeiro semestre recebeu a visita de membros do Rotary Internacional, do Texas, nos Estados Unidos.

É importante destacar também que a Assembléia Legislativa, na prática, é um das primeiras do país a implementar um Plano Estratégico, onde se estabelece metas de dinamização dos serviços. Em 2005, mais de 90% das metas foram cumpridas.

A maioria dos deputados é unânime ao afirmar que a nova sede propicia um atendimento de primeira linha entre todas as Assembléias do país. O deputado Dilceu Dal Bosco (PFL) vai mais além, e explica que o público ganhou em conforto e segurança. “Estamos trabalhando num sistema para deixar a população tranqüila em todos os aspectos, seja no gabinete, plenário e secretarias”, resumiu Dilceu.

Outro ponto abordado que merece destaque foi lembrado pelo parlamentar Sérgio Ricardo (PPS), quando aponta que os deputados podem acompanhar de perto os trabalhos do Poder Executivo. “A nova sede aproximou também as reuniões com secretários estaduais e facilitou nas intermediações de vereadores e prefeitos”, frisou Sérgio Ricardo.

Para a secretária do Instituto de Memória da Assembléia, Ísis Catarina Martins Brandão, o novo prédio proporcionou melhores condições de trabalho num todo. “Em termos de estruturas legislativas, as comissões técnicas ganharam um espaço maior para trabalhar, além disso, os deputados podem realizar as sessões num plenário amplo e confortável”, destacou Ísis.

A secretária argumenta também que esta é a quarta sede do Poder Legislativo e explica ainda que faltava à Assembléia uma proximidade com os outros dois Poderes (Judiciário e Executivo). “Foi uma decisão centralizada que agora facilita os trabalhos das prefeituras”, opinou ela.

Funcionários da Assembléia Legislativa podem contar, desde abril, com importante instrumento no combate a doenças ocupacionais relacionadas a vícios de postura durante o expediente trabalhado.

Implantado pelo Programa Qualidade de Vida, o sistema consiste em estimular funcionários a exercitar-se antes de iniciar o expediente ou durante intervalos nas atividades desempenhadas.

O coordenador do Plano Estratégico da Assembléia Legislativa, professor Abílio Camilo Fernandes explica que o curso tem como principal objetivo capacitar o participante para obter resultados significativos em sua área de responsabilidade. “O foco do curso foi baseado no gerenciamento da rotina do dia-a-dia, onde os métodos para alcançar resultados foram abordados com detalhes e práticas em exercícios”, explica Abílio Fernandes.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281900/visualizar/