Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 15:59

    Imprimir


Síndicos, engenheiros, mestres de obras e líderes comunitários estão reunidos neste momento no “Seminário de Hidrometração individualizada em prédios”, que iniciou-se esta manhã e segue até a tarde de sexta (18) na Secretaria de Estado de Infra-estrutura.

Promovido pela Sanecap e pela Agência Nacional de Águas (ANA), o seminário trará especialistas e gestores públicos de vários estados para debater sobre os desafios da implantação da hidrometração individualizada, e apresentar as experiências feitas com o sistema no Brasil.

Para o presidente do sindicato dos condomínios, Laurindo Benteo Luiz, a individualização dos medidores nos prédios terá que ser alvo de discussão entre os condôminos. Segundo ele, o nível de inadimplência nos 600 condomínios existentes em Cuiabá é de cerca de 30%, e o item é o maior problema enfrentado.

A síndica do condomínio Serra das Palmeiras, Inês Silva, acredita que a hidrometração individualizada seja uma boa alternativa, embora confesse saber ainda muito pouco sobre o assunto. “A hidrometração individual será melhor para os condôminos, mas uma das minhas preocupações é quanto à proibição de se cortar a água dos inadimplentes, prevista pelo próprio Código Civil”, salientou ela.

CAPACITAÇÃO

A formação dos profissionais que vão executar as construções ou reformas visando a individualização dos hidrômetros é uma das principais preocupações. Em Mato Grosso, atualmente cerca de 2.800 engenheiros civis e sanitaristas estão habilitados para atuar no mercado. Para o conselheiro do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), Cléber Ávila, a qualificação dos engenheiros não será problema. “Nosso estado tem engenheiros devidamente preparados para realizar este serviço. Os encanadores, sim, terão de ser capacitados”, observou ele.

O controle do consumo, o pagamento justo pelo uso da água e o combate ao desperdício são as vantagens mais citadas em relação à individualização. A ênfase foi dada pela presidente da Sanecap, Eliana Rondon. Ela ressaltou o caráter educativo que a ação deve assumir. “Estamos aqui não só para trocar idéias sobre a questão técnica relacionada à individualização dos hidrômetros, mas principalmente sobre a questão educativa, sobre a mudança de hábitos de consumo que teremos que adotar”, frisou ela.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Levi de Andrade, e o coordenador do departamento de Engenharia Sanitária da UFMT, Rubem Mauro, também estiveram presentes na abertura. Andrade destacou a importância da ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Sanecap para a viabilização dos projetos de construção que chegam diariamente à Prefeitura. “Precisamos trabalhar em conjunto com a Sanecap para liberar esses projetos que já prevêem a individualização dos hidrômetros”, disse ele.

O primeiro palestrante da manhã foi o superintendente de Tecnologia e Capacitação da Agência Nacional de Águas (ANA), Eduardo Felipe Cavalcante Corrêa de Oliveira, que tratou do uso racional da água nos condomínios. O consultor da SAPPEL, multinacional fabricante de medidores, Adalberto Cavalcanti, ministrou a palestra “A medição individualizada – projetos e obras”.

TARDE

Para o período da tarde, às 15h30, está prevista a palestra “Perspectivas da Sanecap com a medição individualizada de água em prédios em Cuiabá”, da qual participará a presidente da Sanecap, Eliana Rondon.

Logo após, às 16h35, será proferida a palestra “A experiência do reuso”, com a coordenadora de lideranças Comunitárias da Sanecap, Josita Priante. A palestra será seguida de debate.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE AMANHÃ Dia 18 (Sexta-feira)

8h – Palestra “Aspectos comerciais e operacionais da medição individualizada de água em prédios em Goiás” – Lívia Mello (gerente de Arrecadação da Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago)

9h30 às 10h30 – Palestra “A medição individualizada – projetos e obras” – Adalberto Cavalcanti (consultor da SAPPEL)

10h30 às 12h10 – Palestra “Tecnologia para Micromedição Remota” – Ferdinando Guerra (consultor da MOBIX)

13h40 às 14h – Palestra “Tecnologia da Hidrometração” – Wolney Castilho Alves (responsável pela seção de Saneamento do Instituto de Pesquisa Tecnológica/SP)

14h às 14h30 – Palestra “Medição Individualizada – uma experiência de 10 anos” – Marcos Sartori (consultora da LAO Indústria/SP)

14h30 às 15h30 – Debates

15h30 – Encerramento. (Neuza Baptista/PMC)





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281914/visualizar/