Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 17 de Agosto de 2006 às 15:10
Por: Coracy Lima

    Imprimir


Estimular a busca pela qualidade e o profissionalismo no desenvolvimento da dança e promover a avaliação dos dançarinos, dos bailarinos e dos trabalhos coreográficos. Esta é a meta dos organizadores do Festival Mato-grossense – 8º Encontro da Dança, que realizam mais uma edição da Mostra Competitiva.

O projeto reúne oito gêneros da dança e distribui R$ 10 mil em prêmios. Serão premiados os primeiros, segundos e terceiros lugares de cada gênero, além da melhor bailarina e o melhor bailarino que se apresentarem no palco do Festival. O evento realizado pela Associação dos Profissionais de Dança de Rondonópolis (Aprodaro), com direção geral da bailarina e coreógrafa Sarah Jane Ereio Venâncio e direção executiva de Paulo César Venâncio, acontece no período de 19 a 23 de setembro, no Centro Esportivo Marechal Rondon, região central de Rondonópolis.

A Mostra Competitiva reúne o ballet clássico de repertório, ballet clássico, dança contemporânea, jazz dance, dança de rua, dança de salão, dança do ventre e danças folclóricas, subdivididas em cinco categorias: infanto-juvenil, júnior, sênior, adulto e avançado. Na oitava edição do Festival, três dos cinco dias do evento serão dedicados à competição e os concorrentes têm a oportunidade de apresentar seus trabalhos pra um público de cerca de três mil pessoas por noite.

A avaliação fica por conta de um jurado composto por pessoas de renome nacional. O corpo de jurado é composto pela ex-bailarina Toshie Kobayashi; a dançarina Maria Estrella; a jornalista Suzana Pena Braga; as dançarinas Vanessa Nascimento e Regina Sauer; o bailarino Caio Nunes; as dançarinas Tatiana Sanchis e Polímnia Garro; e o dançarino Henrique Bianchini.

O regulamento da Mostra Competitiva está disponível para os interessados no site do Festival. O endereço eletrônico para obter maiores informações e efetuar a inscrição é o www.festivaldadancamt.com.br. As inscrições devem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 18 de agosto, via on line ou manual, caso os bailarinos e dançarinos interessados não possuam e-mail. Para isso é necessário imprimir a ficha de inscrição disponível no site, preenchê-la e enviar para o Festival Mato-grossense – 8º Encontro da Dança com endereço oficial na avenida Padre Anchieta, 1563, na vila Aurora. O Código de Endereçamento Postal – CEP - é o 78 740-120.

O Festival da Dança tem o patrocínio do Conselho Estadual da Cultura e do Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Cultura do Estado, além do apoio cultural da Prefeitura de Rondonópolis, através da Secretaria de Esporte, cultura e Lazer do Município. O evento que já se consagrou como uma das maiores manifestações de dança do Estado, faz parte do calendário mato-grossense de cultura.

Dança de Rua

A juventude mato-grossense adepta da dança de rua terá a oportunidade de participar dos cursos intermediários e avançados do gênero, oferecido pelos dançarinos Tatiana Sanchis e Henrique Bianchini durante o Festival, no período de 20 a 23 de setembro, nas dependências da Academia Líder de Artes.

O curso de dança de rua de nível avançado tem como público alvo pessoas que possuam experiência com alguma das técnicas do hip hop e que tenham noções básicas das principais técnicas. A aula no período das 12h30 às 14 horas tem início com aquecimento, prática técnica e coreografia. Em cada aula os participantes aprendem uma coreografia diferente. A proposta é oferecer aos dançarinos as opções para desenvolver maior variedade de técnicas de montagem coreográfica e interpretação musical.

O curso do nível intermediário acontece das 14h30 às 16 horas e será oferecido às pessoas que possuem experiências com algum tipo de dança e sejam praticantes de hip hop com estudo em desenvolvimento, professores que necessitam vivenciar técnicas de didática e montagem coreográfica para turmas heterogêneas.

Os cursos serão desenvolvidos por dois profissionais de destaque no mercado da dança do Brasil. A tarefa foi confiada à coreógrafa, professora e bailarina Tatiana Sanchis, formada em Educação Física e especializada em hip hop e jazz pelo Edge Performing Arts Center, Madonna Grimes Fitness Teather e Millenium Dance Complex, todos de Los Angeles, e Bradway Dance Center de Nova York.

Tatiana Sanchis foi premiada como “Instrutora do ano 2000” pela Fitness Brasil e indicada para a mesma categoria em 97/ 98/ 99 e 2002. Internacionalmente foi premiada como “Melhor Instrutora da Convenção Internacional CIAAF-Zaragoza, Espanha 2001”. Ela divide a missão de ministrar o curso com o professor, dançarino, coreógrafo e pesquisador de hip hop Freestyle, Henrique Bianchini.

Coreógrafo convidado da Companhia de Performance de São Paulo (SP), Henrique Bianchini foi premiado em diversos festivais de hip hop. Ele atua também como professor e coordenador do curso Class Masters de aperfeiçoamento para professores de street dance e como professor e jurado em eventos relacionados a street dance e professor nas convenções de fitness do Brasil.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/281927/visualizar/